Banner Portal
v. 16 n. 2 (2021): Cem anos de Paulo Freire: Cultura Material, Educação e Liberdade
Cem anos de Paulo Freire: Cultura Material, Educação e Liberdade
Luana Campos, Cristina Fachini, Aline Vieira de Carvalho
1-8
Editorial - Cem anos de Paulo Freire: cultura material, educação e liberdade
https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8668002
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8668002

Dossiês

Maria Fernanda Ugalde Mora, Oswaldo Hugo Benavides
9-22
O passado é o presente: a educação como prática de liberdade
https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666236
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666236
Solange Nunes de Oliveira Schiavetto, Adonias Santos Bernardes, Thaís Ronsini de Carvalho
23-40
Paulo Freire e arqueologia: uma experiência da abordagem da diversidade cultural em contextos escolares
https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666234
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666234
Cláudio Baptista Carle
41-70
Caminhando com encantados: o aprender fazendo e as ideias libertadoras de Paulo Freire na formação de arqueólogos no Rio Grande do Sul
https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666519
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666519
João Lorandi Demarchi
71-83
Patrimônio-gerador: perspectivas de Paulo Freire no patrimônio cultural
https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666577
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666577
Ana Karen Rosado Teixeira, Juliano Bitencourt Campos, Gildo Volpato, Marcos César Pereira Santos
84-103
Educação patrimonial e processo pedagógico: dialogando com Paulo Freire e aprendendo com os povos indígenas
https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666583
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666583
Cristina Santos Lucio
104-119
Diálogos entre a educação patrimonial e Paulo Freire
https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666581
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666581
Ana Paula Moreira Pinto Duarte, José Luiz Lopes Garcia
120-139
Educação patrimonial e a pedagogia freiriana: uma discussão sobre o programa de educação patrimonial da lt 138kv Barbosa Ferraz – São Pedro do Ivaí
https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666247
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666247
Leonardo Waisman de Azevedo, Rita Scheel-Ybert
140-158
Histórias em diálogo no ensino escolar: contribuições possíveis da arqueologia brasileira
https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666169
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666169
José Lassance
159-178
Educação como canal de comunicação arqueológica/museológica: uma análise bibliográfica dos projetos de educação patrimonial no licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul
https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8667219
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8667219
Danielle Gomes Samia
179-195
Arqueologia pedagógica : reflexões teóricas e conceituais
https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666241
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666241

Entrevistas

Cristina Fachini, Luana Campos, Frederic Mario Caires Pouget
196-205
Entrevista com Randall McGuire
https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8667768
PDF (English) ERRATA
DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8667768

Traduções

Ana Luiza Rocha do Valle, Franciele Busico
206-218
Educação para a conscientização: uma conversa com Paulo Freire
https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666548
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666548