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Paulo Freire e arqueologia
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Palavras-chave

Arqueologia pública
Diversidade cultural
Paulo Freire
Lei 11.645/08
Povos originários

Como Citar

SCHIAVETTO, Solange Nunes de Oliveira; BERNARDES, Adonias Santos; CARVALHO, Thaís Ronsini de. Paulo Freire e arqueologia: uma experiência da abordagem da diversidade cultural em contextos escolares. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 23–40, 2021. DOI: 10.20396/rap.v16i2.8666234. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8666234. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo traz reflexões sobre as contribuições de Paulo Freire para a promoção de um conhecimento arqueológico sobre a diversidade cultural construído com o público escolar. Apresentamos as principais atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão “Ações Educativas do Projeto Arqueologia e Educação: questões de diversidade no Ensino Fundamental I”, realizado no ano de 2018. Este projeto nasceu de atividades de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG/Poços de Caldas, e teve como intuito oficializar as ações educativas realizadas em escolas desde 2012. Tais ações tiveram como fio condutor os dizeres da lei 11.645/08, com enfoque baseado nos pressupostos da Arqueologia Pública, e buscaram levar à educação escolar diferentes abordagens sobre diversidade cultural e patrimônio arqueológico.

https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666234
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