Resumo
O artigo traz reflexões sobre as contribuições de Paulo Freire para a promoção de um conhecimento arqueológico sobre a diversidade cultural construído com o público escolar. Apresentamos as principais atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão “Ações Educativas do Projeto Arqueologia e Educação: questões de diversidade no Ensino Fundamental I”, realizado no ano de 2018. Este projeto nasceu de atividades de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG/Poços de Caldas, e teve como intuito oficializar as ações educativas realizadas em escolas desde 2012. Tais ações tiveram como fio condutor os dizeres da lei 11.645/08, com enfoque baseado nos pressupostos da Arqueologia Pública, e buscaram levar à educação escolar diferentes abordagens sobre diversidade cultural e patrimônio arqueológico.
Referências
BRASIL. Lei 11.645/2008, de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2003.
CARVALHO, Aline Vieira; FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Arqueologia Pública: as relações entre a academia e a sociedade. História e-História, v. 1, p. 1-15, 2009.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Editora Cortez, 2000.
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. Cultura e Imaginário. Editora Iluminuras/Fapesp, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 62ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Política e Educação: Ensaios. 5ª Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2001 (Coleção Questões de Nossa Época, vol. 23). Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/politica_educacao.pdf. Acesso em: 2 de jun. de 2021.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23.ed. São Paulo: Cortez, 1989. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf. Acesso em: 2 de jun. de 2021.
FREIRE, Paulo. Cartas a Guiné Bissau: Registros de uma experiência em processo. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/4.-Cartas-%C3%A0-Guin%C3%A9-Bissau.pdf. Acesso em: 20 de jun. de 2021.
FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa dos. Os desafios do ensino de História. In: ______. Ensino de Historia para o fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. pág. 9 - 23.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Arqueologia no Brasil e no mundo: origens, problemáticas e tendências. Ciência e Cultura. São Paulo, v. 65, n. 2, p. 23-25, 2013 . Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252013000200010&lng=en&nrm=iso . Acesso em 11 de maio de 2021.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Teoria e métodos na Arqueologia contemporânea: o contexto da Arqueologia Histórica. Mneme-revista de humanidades, v. 6, n. 13, 2005.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Os desafios da destruição e conservação do patrimônio cultural no Brasil. Trabalhos de Antropologia e Etnologia. Porto, 41:23-32, 2001.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu.; GONZALEZ, Erika Marion Robráhn.. Ética, capitalismo e Arqueologia Pública no Brasil. História (São Paulo), v. 27, p. 13-30, 2008.
GADOTTI, Moacir. Diversidade cultural e educação para todos. Rio de Janeiro: Graal, 1992. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/2782. Acesso em: 16 de jun. de 2021.
PEROZA, Juliano. Reflexões sobre cultura e diversidade cultural em paulo freire: um humanismo crítico para a transculturalidade em educação. Anais do Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, v. 29, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3183/420. Acesso em: 3 de jun. de 2021.
RAMIRO, Roberto Henrique; SCHIAVETTO, Solange Nunes de Oliveira; BERNARDES, Adonias Santos; SILVA, Lucas Pereira da. Ações educativas do projeto Arqueologia e Educação: Questões de Diversidade no Ensino Fundamental I- Ações com os professores. In: 2º Congresso Nacional de Educação, 2018, Poços de Caldas. Anais do 2º congresso Nacional de Educação, 2018.
SCHIAVETTO, Solange Nunes de Oliveira; BERNARDES, Adonias Santos.; MOREIRA, Jéssica Silva; SILVA, Lucas Pereira. A Abordagem da Diversidade Cultural em Projetos de Pesquisa e Extensão da Uemg/Poços de Caldas. In: 5º Congresso Nacional de Educação, 2021, Poços de Caldas. Anais do 5º congresso Nacional de Educação, 2021.
SCHIAVETTO, Solange Nunes de Oliveira.; RAMIRO, Roberto Henrique; CRUZ, Mariana de Fátima Silva; ARAUJO, Paloma Fernanda. Antropologia e Educação: a discussão da diversidade cultural em um curso de Pedagogia. In: Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2019, Fortaleza. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2019. v. 1.
SCHIAVETTO, Solange Nunes de Oliveira; CARVALHO, Thaís Ronsini de; ZANETTI, Gabriele Alípia; SILVA, Lucas Pereira; REIS, Luciana Garcia. Arqueologia e educação: possibilidades de estudos do passado da região de Poços de Caldas. In: 2º Congresso Nacional de Educação, 2018, Poços de Caldas. Anais do 2º Congresso Nacional de Educação, 2018. v. 1.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista Arqueologia Pública