Banner Portal
Diálogos entre a educação patrimonial e Paulo Freire
PDF

Palavras-chave

Educação patrimonial
Paulo Freire
Preservação
Pluralismo cultural
Patrimônio cultural

Como Citar

LUCIO, Cristina Santos. Diálogos entre a educação patrimonial e Paulo Freire. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 104–119, 2021. DOI: 10.20396/rap.v16i2.8666581. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8666581. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo visa abordar a Educação Patrimonial no Brasil tendo como base a análise de documentos produzidos pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a revisão bibliográfica de estudos de pesquisadores sobre o tema enquanto metodologia, partindo da problematização da relação da educação patrimonial como prática de liberdade. Como resultado, foram apresentadas discussões de termos desenvolvidos por Paulo Freire para pensar uma educação patrimonial crítica, inclusiva e democrática em oposição a uma educação patrimonial conservadora.

https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666581
PDF

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Identidade nacional e ensino de história do Brasil. In: KARNAL, Leandro. (Org.). História na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2004, p. 185- 204.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

FERNANDES, José Ricardo Oriá. Memória e ensino de história. In: Circe Maria Fernandes Bittencourt. (Org.). O saber histórico na sala de aula. 2ed. São Paulo, SP: Contexto, 1995, v. 1, p.128-148.

FLORÊNCIO, Sônia Regina Rampim. Educação Patrimonial: um processo de mediação. In: Átila Bezerra Tolentino (Org.). Educação Patrimonial: um processo de mediação. 1ed. João Pessoa – PB, 2012. V. 2, p. 22-29.

FLORÊNCIO, Sônia Rampim; CLEROT, Pedro; BEZERRA, Juliana; RAMASSOTE, Rodrigo. Educação Patrimonial: histórico, conceitos. Brasília, DF: Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2014. 63 p.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 1ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1986. PDF. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/medo_ousadia.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu; FUNARI, Raquel dos Santos. Educação patrimonial: teoria e prática. In: André Luis Ramos Soares; Sérgio Célio Klamt. (Org.). Educação Patrimonial: teoria e prática. 1. ed. Santa Maria: Editora da UFMS, 2008, p. 11-21.

GARRAFFONI, Renata Senna. Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no Brasil. Romanitas Revista de Estudos Grecolatinos, v. 2, p. 219-230, 2013.

GONÇALVES, Janice. Patrimônio cultural: a educação em múltiplos sentidos. Patrimônio, ensino e educação: formação profissional. Porto Alegre, RS: Centro Histórico-Cultural Santa Casa, 1 ed. p.36-49, 2017.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Petrópolis: Museu Imperial/IPHAN/MinC, 1999.

PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo; FUNARI, Pedro Paulo Abreu. O que é patrimônio cultural imaterial. São Paulo. Brasiliense, 2008.

PROGRAMA NACIONAL DO PATRIMÔNIO IMATERIAL. Brasília: IPHAN/DPI, 2008.

SCIFONI, Simone. Educação e patrimônio cultural: reflexões sobre o tema. Educação Patrimonial: Reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do IPHAN na Paraíba. 1ed., v. 1, p.30-37, 2012.

SCIFONI, Simone. Para repensar a educação patrimonial. Cadernos do Patrimônio Cultural: educação patrimonial. Fortaleza: IPHAN, 2015, p. 195-205.

SCHWENGBER, Jackson; SILVA, Diego Scherer da; TRINDADE, Rhuan Zaleski. Fontes históricas, patrimônio imaterial e ensino de história. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online), v. 11, p. 456-469, 2012.

SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da.; BEZARRA, Márcia. Educação patrimonial: perspectivas e dilemas. In: ECKERT, Cornelia; LIMA FILHO, Manuel Ferreira.; BELTRÃO, Jane Felipe. (Org.). Antropologia e Patrimônio Cultural: diálogos e desafios contemporâneos. 1ed.Florianópolis: Nova Letra/ABA/Fundação Ford, 2007, p. 11-21.

THOMPSON, Analucia; et al. Dicionário Iphan de Patrimônio Cultural. 1. ed. Rio de Janeiro/Brasília: Iphan, 2015.

ZANON, Elisa Roberta; MAGALHÃES, Leandro Henrique; BRANCO, Patrícia Martins Castelo. Educação Patrimonial: da teoria à prática. Londrina: UNIFIL, 2009.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Arqueologia Pública

Downloads

Não há dados estatísticos.