Resumo
Randall H. McGuire é professor ilustre da Binghamton University, State University of New York, EUA. McGuire é um arqueólogo interessado principalmente no desenvolvimento de relações de poder no passado e no presente. Ele realizou a maior parte de seu trabalho de campo no sudoeste dos EUA e atualmente está conduzindo um projeto de campo de longo prazo no noroeste do México. Ele também fez arqueologia histórica e pesquisa de história oral no nordeste dos EUA. Em 2010, ele concluiu um projeto de investigação da greve de carvão de 1913-1914 no sul do Colorado. Desde 2011, ele faz pesquisas em arqueologia contemporânea na fronteira entre os Estados Unidos e o México ao redor de Nogales, Arizona. Além de arqueologia histórica, história e etnologia, seus interesses incluem métodos quantitativos, teoria social, gestão de recursos culturais e datação arqueomagnética.
A primeira parte dessa entrevista foi realizada em maio de 2014 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) durante o curso “Arqueologia como Ação Política”, baseado em seu livro com o mesmo nome. O curso foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Laboratório de Arqueologia da FAFICH / UFMG.
Referências
Gonzalez-Ruibal, Alfredo., González, Pablo Alonso., & Criado-Boado, Felipe 2018 Against reactionary populism: Towards a new public archaeology. Antiquity, 92(362), 507-515.
Larkin, Karin and Randall H. McGuire (Editors) 2009 The Archaeology of Class War: The Colorado Coalfield Strike of 1913-1914. University of Colorado Press, Boulder.
McGuire, Randall H 1999 A Arqueologia como ação política: O projeto Guerra do Carvão do Colorado. Revista do MAE 3:387-397.
McGuire, Randall H. 2008 Archaeology as Political Action. University of California Press, Berkeley.
Shanks, Michael, and Randall H. McGuire 1996 The Craft of Archaeology. American Antiquity 61(1):75-88.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista Arqueologia Pública