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Patrimônio-gerador
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Palavras-chave

Paulo Freire
Educação patrimonial
Inventário participativo
Patrimônio-gerador
Patrimônio cultural

Como Citar

DEMARCHI, João Lorandi. Patrimônio-gerador: perspectivas de Paulo Freire no patrimônio cultural. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 71–83, 2021. DOI: 10.20396/rap.v16i2.8666577. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8666577. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O patrimônio cultural é um campo de conflito. Os grupos sociais que compõem a elite brasileira determinaram os critérios que legitimam o que pode ser reconhecido como patrimônio e, por consequência, se beneficiam dessa valoração. A educação bancária voltada ao patrimônio reforça o poder simbólico dos bens protegidos, enquanto serve para justificar a dominação de uns sobre os outros. A partir do referencial teórico de Paulo Freire, esse artigo procura denunciar as situações-limite do patrimônio e da chamada educação patrimonial. Mas também pretende anunciar as centelhas de possibilidades de atuação para um patrimônio transformador e dialógico contido em textos oficiais a partir da Constituição de 1988. Na construção teórica dessa perspectiva democrática, é apresentado o conceito de patrimônio-gerador, baseado na teoria de Paulo Freire.

https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666577
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