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Educação patrimonial e a pedagogia freiriana
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Palavras-chave

Educação patrimonial
Patrimônio cultural
Paulo Freire
Arqueologia
Diálogo

Como Citar

DUARTE, Ana Paula Moreira Pinto; GARCIA, José Luiz Lopes. Educação patrimonial e a pedagogia freiriana: uma discussão sobre o programa de educação patrimonial da lt 138kv Barbosa Ferraz – São Pedro do Ivaí. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 120–139, 2021. DOI: 10.20396/rap.v16i2.8666247. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8666247. Acesso em: 1 jul. 2024.

Resumo

A Educação Patrimonial, quando associada ao licenciamento ambiental, refere-se a um conjunto de ações educativas que visam a criação de diálogos entre a comunidade detentora do patrimônio cultural e a equipe de execução do trabalho de campo e laboratório em Arqueologia. Tornou-se uma ferramenta fundamental para o fortalecimento da autoestima, da identidade e preservação das memórias. No campo teórico, Paulo Freire (1921-1997) contribuiu sobremaneira para se pensar metodologicamente à Educação Patrimonial. Dessa forma, buscamos no presente artigo discutir os resultados do Programa de Educação Patrimonial do Projeto de Resgate, Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial da Linha de Transmissão de 138kV Barbosa Ferraz – São Pedro do Ivaí, realizado nos municípios de São Pedro do Ivaí, São João do Ivaí e Barbosa Ferraz - PR.  Esse Programa fundamentou-se teoricamente e metodologicamente nas contribuições de Paulo Freire, tendo como princípio norteador o estabelecimento de uma educação democrática, libertadora e dialógica.

 

https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666247
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