Banner Portal
Estações ferroviárias em Bauru (1917-1939): o ecletismo e o art deco, marcas da república velha e da era de Vargas no interior do estado de São Paulo
PDF

Palavras-chave

Estações ferroviárias. República Velha. Era Vargas.

Como Citar

PALLOTTA, Fabio Paride. Estações ferroviárias em Bauru (1917-1939): o ecletismo e o art deco, marcas da república velha e da era de Vargas no interior do estado de São Paulo. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 8, n. 1[9], p. 23–34, 2015. DOI: 10.20396/rap.v8i1.8635663. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635663. Acesso em: 23 jul. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os estilos arquitetônicos das Estações de Ferro de Bauru, entre 1917 e 1939, como marcos simbólicos do poderio das oligarquias cafeeiras da República Velha (1889-1930) e da Era Vargas (1930-1945) com seu estilo Eclético e Art Deco, respectivamente. 

https://doi.org/10.20396/rap.v8i1.8635663
PDF

Referências

BRESLER, H. O Art Decoratif Moderno na França. In: 1o Seminário Internacional Art Deco na América Latina. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 1997.

CORREIO DE BAURU, anno X, No 1184, 10/12/1925, P.1.

CORREIO DA NOROESTE, anno VII, no 2123, 01/06/1938.

CORREIO DA NOROESTE, anno VIII, no 2154, 19/07/1938, p.1.

ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL. Relatório referente ao exercício de 1921. Bauru, p.3.

ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL Relatório da Diretoria referente ao exercício de 1933. Bauru, p. 15.

ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL Relatório da Diretoria referente ao exercício de 1935. Bauru, p. 12.

FOLHA DO POVO, anno 5, no 501, 24/04/1939, p.2 (grifos meus).

GHIRARDELLO, N. “A arquitetura e o urbanismo na Revolução de 1930”. In: Seminário – O pensamento da direita no Brasil: perspectivas e ideologia, mídia e cultura. Unesp- Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências. 13 de agosto de 2002 (b).

GHIRARDELLO, N. Nos trilhos do passado, o conjunto da NOB em Bauru. In: 5o Seminário Nacional e 1o Encontro Latino Americano de Preservação e Revitalização Ferroviária. Unimep. 15 a 18 de Agosto de 2001.

GUEDES, E. A. Parecer no processo de tombamento das estações ferroviárias de Tibiriçá, Val de Palmas e Curuçá. Processo no 30300/03. Bauru: 2003.

NEVES, C. História da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Bauru, São Paulo: Tilibra, 1958.

POSSAS L. M. V. Mulheres, trens e trilhos: modernidade no sertão paulista. Bauru: EDUSC, 2001.

O BAURU, anno XV, no 723, 28/07/1921, p.1.

O BAURU, anno XVI, no 852, 09/11/1922, p.2.

REIS FILHO, N.G. Quadro da arquitetura no Brasil. São Paulo, Perspectiva, 2002.

REVEL, J. “A invenção da sociedade”. In: Coleção Memória e Sociedade. Lisboa, Portugal. Difel. 1989.

Revista Arqueologia Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.