Estudo prático sobre a geolocalização de sítios arqueológicos no Google Earth

  • Francisco Gerson Amorim de Meneses Instituto Federal do Piauí
  • Lanna Letícia Goes Silva Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
Palavras-chave: Arqueologia. Google Earth. GPS.

Resumo

A arqueologia computacional é uma área para a qual se destinam algoritmos e aplicações utilizados para prover técnicas para auxiliar os arqueólogos. Neste estudo, tratamos do software Google Earth, sua interface permite diversos tipos de visualização da superfície, além de controlar a altura com que se deseja observar os objetos de interesse. Esse recurso pode ser comparado com um ramo da arqueologia chamado arqueologia aérea, campo responsável pela prospecção de sítios arqueológicos a partir da vista aérea. Demonstraremos, neste trabalho, um recurso computacional que permite localizar sítios arqueológicos no Google Earth. Realizamos prévia visita de campo, a fim de obter as coordenadas geoespaciais do sítio através de GPS. A partir daí, criamos um arquivo computacional que, ao ser executado, mostra no globo digital do Google Earth os pontos onde foram coletados os dados de localização, bem como os dados descritivos e fotográficos do sítio em questão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Gerson Amorim de Meneses, Instituto Federal do Piauí
Coordenador dos Cursos de Informática e Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI - Campus Parnaíba-PI em regime de Dedicação Exclusiva. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Análise de Sistemas e em Banco de Dados, Bacharel em Ciência da Computação com pesquisas realizadas nas áreas de Computação Visual, Arqueologia Computacional, Cloud Computing, Geoprocessamento, Computação Gráfica, Biblioteca Digital, Gestão do Conhecimento e Lógica Fuzzy.
Lanna Letícia Goes Silva Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
Estudante de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI - Campus Parnaíba-PI

Referências

BOAVIDA, F., Arqueologia Computacional, Disponível em: http://tic-sociedade.blogspot.com.br/2011/09/arqueologia-computacional.html. Acesso em jun. 2012.

BRANDALIZE, A. A., Globos Digitais, Disponível em: http://www.esteio.com.br/downloads/2007/GoogleEarth_Modelo-de-Projecao.pdf. Acesso em fev. 2013.

DASSIÉ, J., Aerial archaeology, Disponível em : http://www.archaero.com/archeo50.html. Acesso em fev. 2013.

DASSIÉ, J., O Passado Visto do Céu, Revista História Viva – Especial Grandes Temas, no 31, p. 34-37, 2011.

IBGE, Noções Básicas de Cartografia, Manuais Técnicos em Geociências, no 8, p. 33, 1999.

PAVAM, C. A., Editorial - Os Indiana Jones pós-modernos, Revista História Viva – Especial Grandes Temas, no 31, p. 3, 2011.

SCHANN, D and PÄRSSINEN, M., Geoglifos da Amazônia ocidental: Evidência de Complexidade Social entre Povos da Terra Firme, Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ra/article/viewFile/1681/1323. Acesso em mar.2014.

ZUKERMAN, W., Giant archaeological trove found in Google Earth, Disponível em: http://www.newscientist.com/blogs/onepercent/2011/02/giant-archaeological-trove-fou.html. Acesso em fev.2013.

Publicado
2015-06-02
Como Citar
Meneses, F. G. A. de, & Oliveira, L. L. G. S. (2015). Estudo prático sobre a geolocalização de sítios arqueológicos no Google Earth. Revista Arqueologia Pública, 8(1[9]), 35-46. https://doi.org/10.20396/rap.v8i1.8635664
Seção
Artigos