Ações do projeto arqueologia e divulgação científica – diálogos e saberes: site e documentário

  • Gloria Tega Universidade Estadual de Campinas
  • Vera Camargo Universidade Estadual de Campinas
  • Aline Vieira de Carvalho Universidade Estadual de Campinas
  • Pedro Paulo Abreu Funari Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Beatriz Rocha Ferreira Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Divulgação científica. Arqueologia e Comunicação.

Resumo

O artigo apresenta as ações correspondentes à construção de um site e quatro minidocumentários, partes do projeto "Arqueologia e Divulgação Científica: Diálogos e Saberes", desenvolvido pelo Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte e pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (labjor), ambos da Unicamp, financiado pela Petrobrás por meio do Edital SAB 2011, "Programa de Apoio à Difusão do Conhecimento Arqueológico", da Sociedade de Arqueologia Brasileira. O objetivo do projeto é apresentar ao público as diferentes vertentes e práticas da ciência arqueológica, de forma a estimular a reflexão, interação e a compreensão desta ciência; bem como, incentivar a disseminação de informações científicas geradas pelos arqueólogos, fornecendo a eles subsídios que facilitem suas relações com os meios de comunicação de massa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gloria Tega, Universidade Estadual de Campinas
Jornalista (PUC-Campinas), especialista em Divulgação Científica (USP), mestre em Divulgação Científica e Cultural (UNICAMP), colaboradora do Laboratório de Arqueologia Pública (LAP/UNICAMP).
Vera Camargo, Universidade Estadual de Campinas
Doutora em Comunicação, com pos-doc em Multimidia/Unicamp. Pesquisadora do Labjor/Unicamp,-Professora credenciada no Programa de Mestrado em Divulgação Cientifica e Cultura (IEL-Labjor-Unicamp).
Aline Vieira de Carvalho, Universidade Estadual de Campinas
Coordenadora associada do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) e coordenadora do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/NEPAM/UNICAMP)
Pedro Paulo Abreu Funari, Universidade Estadual de Campinas
Professor Titular Departamento de História, IFCH, Unicamp; Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/Nepam/Unicamp).
Maria Beatriz Rocha Ferreira, Universidade Estadual de Campinas
Livre Docente pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Programa CAPES/Professor Nacional Visitante Sênior na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul. Brasil.

Referências

CLACK, Timothy e BRITTAIN, Marcus. Archaeology and the Media. Walnut Creek, California. Left Coast Press, 2007.

FRANCO, E.P.C e SILVA, M.C.C.C. Audiodescrição: Breve Passeio Histórico. In MOTTA, L.M.V. e ROMEU FILHO, P. (orgs): Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras. Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

FUNARI, Pedro Paulo. Arqueologia. São Paulo: Contexto, 2003.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho – uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

NASDAQ: SCOR-comScore, publicado em setembro de 2011.

PATERNOSTRO, Vera Íris. O Texto na TV: Manual de Telejornalismo. São Paulo, SP: Campus, 1999.

ROMEU FILHO, P. Políticas públicas de acessibilidade para pessoas com deficiência. In: MOTTA, L.M.V. e ROMEU FILHO, P. (orgs): audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras. Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

VARGAS, I.; Sanoja, M. Education and the political manipulation of History in Venezuela, in: R.MacKenzie & P.Stone (eds), The Excluded Past, London, Unwin, 1990: 50-60.

VOGT, Carlos. A espiral da cultura científica. In: Revista ComCiência, 2003. Disponível em http://www.comciencia.br/reportagens/cultura/cultura01.html Acessado em 22/11/2011.

ZAMBONI, Lílian Márcia Simões. Heterogeneidade e subjetividade no discurso da divulgação científica. Tese de Doutorado em Linguística. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Campinas, 1997.

Publicado
2013-08-26
Como Citar
Tega, G., Camargo, V., Carvalho, A. V. de, Funari, P. P. A., & Ferreira, M. B. R. (2013). Ações do projeto arqueologia e divulgação científica – diálogos e saberes: site e documentário. Revista Arqueologia Pública, 7(1[7]), 75-86. https://doi.org/10.20396/rap.v7i1.8635672
Seção
Artigos