Banner Portal
Editorial
PDF

Palavras-chave

Editorial

Como Citar

CARVALHO, Aline; FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Editorial. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 6, n. 1[6], p. 5–5, 2015. DOI: 10.20396/rap.v6i1.8635729. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635729. Acesso em: 21 jul. 2024.

Resumo

É com grande prazer que lançamos o sexto volume da Revista Arqueologia Pública! Optamos por abrir esta edição com um texto sobre Educação Patrimonial. O conceito Educação Patrimonial é bastante plural e as relações entre os arqueólogos e esse campo são diversificadas. Poderíamos afirmar, sem muita hesitação, que este campo de ação traz como desafio as singularidades das comunidades com as quais os arqueólogos, ou o os educadores, interagem. Conscientes da inexistência de fórmulas mágicas para os trabalhos junto às comunidades, escolhemos trazer algumas experiências que vão do agreste pernambucano (“O Patrimônio Arqueológico Rupestre no Agreste Pernambucano: a comunidade em foco”, por Claristella Santos, Viviane Maria Cavalcanti de Castro e Marinete Neves Leita), passando por uma escola municipal em Londrina (“Algumas considerações sobre as ideias prévias dos alunos em relação à temática arqueológica e indígena: um estudo de caso em Londrina-PR”, por Leilane Patricia de Lima), adentrando as reflexões produzidas nos estudos da arqueologia subaquática (“Arqueologia Subaquática, arqueologia pública e o Brasil”, por Marina Fontolan), chegando à Argentina (“Estrechando vinculos entre ‘comunidades’ en torno al patrimonio arqueológico”, por Mariela E. Zabala e Mariana Fabra; e “Aqui não é ruínas quilmes, é a cidade sagrada quilmes” – disputas patrimoniais em torno de um sítio arqueológico no noroeste argentino, por Frederic Pouget). Extrapolando os limites dos Estados Nacionais atuais, almejamos fornecer novos subsídios para pensarmos as nossas práticas.

https://doi.org/10.20396/rap.v6i1.8635729
PDF

Revista Arqueologia Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.