Banner Portal
A educação patrimonial na avaliação de impacto ambiental: possibilidades de aplicação de uma perspectiva de arqueologia pública
PDF

Palavras-chave

Arqueologia pública. Educação patrimonial. Avaliação de impacto ambiental

Como Citar

FERNANDES, Tatiana Costa; BROCHIER, Laercio Loiola. A educação patrimonial na avaliação de impacto ambiental: possibilidades de aplicação de uma perspectiva de arqueologia pública. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 5, n. 1[5], p. 32–43, 2015. DOI: 10.20396/rap.v5i1.8635749. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635749. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O artigo reflete sobre o uso da perspectiva da Arqueologia Pública em uma atividade de Educação Não-Formal realizada no Projeto de Salvamento Arqueológico do Sítio Topo do Guararema, localizado no Vale do Paraíba em São Paulo. O trabalho foi pensado a partir da abordagem da Apresentação e Interpretação Pública da ciência arqueológica visando contribuir para os aspectos educacionais, auto-afirmação e conhecimento da história pré-colonial da região.

https://doi.org/10.20396/rap.v5i1.8635749
PDF

Referências

COPELAND, T. Presenting archaeology to the public: constructing insights on-site. IN: MERRIMAN, Nick. Public Archaeology. London: Routledge, 2004. p. 132 – 144.

FUNARI, P. P. Arqueologia. São Paulo: Ática, 1988.

GOHN, Maria da Glória. Educação Não-Formal e Cultura Política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

JAMESON, J. H. Jr .Introduction: What this book is about. IN: JAMESON, J. H. Jr (ed). Presenting Archaeology to the public:digging for truths. London: Altamira Press, 1997. p. 11 – 20.

JAMESON, J. H. Jr. Public archaeology in the United States. IN: MERRIMAN, Nick. Public Archaeology. London: Routledge, 2004. p. 21 – 58.

LIPE, W. Public Benefits of Archaeological Research. IN:LITTE, B (org). Public Benefits of Archaeology.University Press of Florida. 2002. 21-28.

LITTE, B. Archaeology as a Shared Vision. IN:LITTE, B (org). Public Benefits of Archaeology.University Press of Florida. 2002. 3-19.

NEVES, Eduardo Góes. Os índios antes de Cabral: arqueologia e história indígena no Brasil. IN: SILVA, Aracy Lopes da & GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (org). A Temática Indígena na Escola: novos subsídios para professores de 1o e 2o graus.4 ed. São Paulo: Global; Brasília: Mec: MARI: UNESCO, 2004. p. 171 – 192.

PLOG, F. Cultural Resouce Management and The “New Archaeology”. IN: REDMAN, C.L. et al. (ed.). Social Archaeology. Academic Press, 1978.

RIBEIRO, Wagner. Em busca da qualidade de vida. PINSKY, Jaime & PINSKY, Carla Bassanezi. História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2003. 400-417.

SCIENTIA CONSULTORIA CIENTÍFICA. Projeto Resgate do Sítio Topo do Guararema, Município de Guararema, SP. São Paulo, 2004.

SILVA, Aracy Lopes da & GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Introdução: Educação e Diversidade. IN: SILVA, Aracy Lopes da & GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (org). A Temática Indígena na Escola: novos subsídios para professores de 1o e 2o graus. 4 ed. São Paulo: Global; Brasília: Mec:MARI: UNESCO, 2004. p. 15 – 23.

SPRIGGS, M.Another way of telling: Marxist perspectives. IN: SPRIGGS, M.(ed) Marxist perspectives in Archaeology. Cambridge, Cambridge University Press, p. 1 – 9. 1983.

STONE, Peter G. &McKENZIE, Robert (eds). The excluded past : archaeology in education. London; New York :Routledge, 1994.

UCKO, P,.Museums and sites: cultures of the past within education Zimbabwe, some ten years on, in P STONE &MOLYNEUX B (eds), The Presented Past: heritage, museums and education, 237-282. London: Routledge, 1994.

WALDMAN, Maurício. Natureza e Sociedade como espaço da Cidadania. PINSKY,Jaime & PINSKY, Carla Bassanezi. História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2003. 545-561.

ZAMORA, Oscar M. Fonseca. A Arqueologia como História. Dédalo. São Paulo, no 28, p. 39 – 62, 1990.

Revista Arqueologia Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.