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Um campo emergente: a arqueologia da música e suas interfaces com o patrimônio
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Palavras-chave

Arqueologia da música. Arqueoorganologia. Iconografia da música. Grécia antiga. Patrimônio musical.

Como Citar

VERGARA, Fabio. Um campo emergente: a arqueologia da música e suas interfaces com o patrimônio. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 10, n. 2[16], p. 101–114, 2016. DOI: 10.20396/rap.v10i2(16).8640959. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8640959. Acesso em: 4 dez. 2024.

Resumo

A presente entrevista com o arqueólogo Fábio Vergara Cerqueira traz informações sobre um campo emergente nos estudos arqueológicos, a assim chamada Arqueologia da Música, que conta, entre suas ramificações, com a especialidade da Arqueoorganologia, que, na sua variante iconográfica, é uma área de atuação deste arqueólogo. Esta nova disciplina se desenvolve em um domínio epistemológico bastante complexo e interdisciplinar e, mais recentemente, como se observa na articulação de programas internacionais de pesquisa, apresenta intensa integração à temática patrimonial, ligada sobretudo ao patrimônio dito imaterial, com forte valorização de saberes musicais de comunidades tradicionais. 

https://doi.org/10.20396/rap.v10i2(16).8640959
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