Banner Portal
Os ceramistas na paisagem paulista: Uma proposta metodológica
PDF

Palavras-chave

Arqueologia paulista. Ceramistas. Tupi. Jê. Gestão de patrimônio arqueológico

Como Citar

PEREZ, Glauco Constantino; AFONSO, Marisa Coutinho. Os ceramistas na paisagem paulista: Uma proposta metodológica. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 9, n. 4[14], p. 12–21, 2016. DOI: 10.20396/rap.v9i4.8643517. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8643517. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta o método de pesquisa utilizado durante um levantamento de dados feito para a construção de um banco de dados (BD) que tem sido utilizado para o projeto de doutorado do autor. O BD tem por intuito ser fonte para a construção de mapas georreferenciados onde se possam observar zonas de contato e fronteiras entre as populações ceramistas que ocupavam a região entre as Bacias dos rios Tietê e Paranapanema, ao sul do Estado de São Paulo. Informações preliminares levantadas até o momento indicam a existência de 728 sítios arqueológicos em que foram identificadas cerâmicas Tupi e Jê. A discussão da gestão do patrimônio arqueológico poderá ser debatida já que esta pesquisa tem como intuito também a proposição de uma nova maneira de organização e disponibilização dos dados arqueológicos. 

https://doi.org/10.20396/rap.v9i4.8643517
PDF

Referências

AFONSO, M. C. Um olhar para a arqueologia pré-histórica do Estado de São Paulo. Livre docência. MAE/USP, São Paulo, 2005.

CORREA, A. A. Pindorama de Mboîa e Îakaré: continuidade e mudança na trajetória das populações Tupi. Tese de doutorado. MAE/USP, 2014.

DELFORGE, A. O gerenciamento do patrimônio arqueológico no estado de Minas Gerais utilizando-se sistema de informações espaciais (SIG), Mestrado. PUC-MG, Belo Horizonte, 2010.

KASHIMOTO, E. M. Arqueologia do leste de Mato Grosso do Sul. I Encontro de arqueologia de MS. Campo Grande. Um Arq. 2009.

SCATAMACHIA, M. C. M. Considerações sobre a distribuição das sociedades tribais de filiação linguística tupi-guarani no estado de São Paulo. IN: PROUS, A.; LIMA, Tânia Andrade. Ceramistas Tupiguarani. 2008. p. 117-147.

SOUZA, J. & MERENCIO, F. A diversidade dos sítios arqueológicos Jê do Sul no Estado do Paraná. Cadernos do LEPAARQ – Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio. V. X, n°20. Pelotas, RS: Editora da UFPEL, 2013.

Revista Arqueologia Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.