Resumo
Pesquisas realizadas no âmbito da Arqueologia Preventiva para instalação de uma mineradora de escala industrial no município de Pilar de Goiás, antigo arraial de mineração colonial, colocaram em evidência o patrimônio e suas diferentes narrativas. Os discursos acadêmicos, os discursos produzidos pelas pesquisas arqueológicas, os discursos dos agentes do Estado e, por fim, as narrativas dos atores locais, onde se destacam as práticas das comunidades tradicionais, são aqui explorados como componentes fundamentais na proposição de práticas de preservação e uso social do que se convencionou chamar de patrimônio. É de vital importância a integração desses olhares, compreendendo os processos de patrimonialização e de musealização como ferramentas para a transformação socialReferências
AMORIM, L. T. de. Turismo Sustentável e desenvolvimento no patrimônio cultural de Pilar de Goiás-GO. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente – Anápolis, 2012.
BULHÕES, G. C. Plano Museológico Museu Casa da Princesa. Ministério da Cultura/Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)/ Museu Casa da Princesa (MCP), Novembro de 2009.
DUBUGRAS, E. M. Notas sobre a arquitetura do século XVIII em Pilar de Goiás. Universidade de Brasília, 1965. (mimeo).
GONÇALVES, J. R. S. A retórica da perda. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
LIMA, N. C. Pilar: um giro pelo sagrado. Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília, 1990.
LIMA, N. C. Narrativas orais: uma poética da vida social. Brasília: Editora UNB, 2003.
MEIHY, J. C. S. B. Manual de História Oral. 5ª ed., São Paulo: Ed. Loyola, 2005.
MORAES WICHERS, C. A. Museus e os descaminhos do patrimônio arqueológico: (des)caminhos da prática brasileira.Tese de Doutorado, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2010.
MORISSAWA, M. A história da luta pela terra e o MST. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
NASCIMENTO, C. G. L. De casa histórica à Museu Local – A trajetória do museu Casa da Princesa. Monografia apresentada à graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
POHL, J. E.Viagem no Interior do Brasil. Belo Horizonte: Livraria Itatiaia Editora, 1976 (Publicado original em 1812).
SILVA, M.A. Memórias e Histórias no sudoeste amazônico: o Museu Regional de Arqueologia de Rondônia. Dissertação de Mestrado, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, 2015.
TAMASO, I. Em Nome do Patrimônio: representações e apropriações da cultura na Cidade de Goiás. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2007.
ZANETTINI ARQUEOLOGIA.Programa de Prospecção, Resgate, Monitoramento e Educação Patrimonial. Projeto Pilar de Goiás. Município de Pilar de Goiás- GO. Relatório Final e Anexos, 2013.
ZANETTINI ARQUEOLOGIA.Diagnóstico Arqueológico - Núcleo Histórico Tombado de Pilar de Goiás. Município de Pilar de Goiás, Estado de Goiás. Relatório Final, 2015.
A Revista Arqueologia Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.