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Sítio arqueológico Octalles Marcondes Ferreira
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Palavras-chave

Prática arqueológica. Educação. Trabalho do arqueólogo. Arqueologia pública. Prática escolar.

Como Citar

GUIMARÃES, Cássia Aparecida. Sítio arqueológico Octalles Marcondes Ferreira. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 10, n. 1[15], p. 15–23, 2016. DOI: 10.20396/rap.v10i1.8645152. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8645152. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Neste trabalho foram utilizados os conceitos e métodos de estudo e escavação arqueológicos dentro de um espaço escolar: a Escola Estadual Octalles Marcondes Ferreira. O que se pretendeu foi reproduzir o ambiente de trabalho do arqueólogo para que os jovens estudantes pudessem ter contato com a prática da Arqueologia. Os alunos foram levados a criar hipóteses, pesquisar, escavar e, através dos materiais encontrados no sítio, responder o porquê de um determinado espaço na instituição de ensino não ser mais utilizado. Com este programa, em que se procurou fazer uso da arqueologia para explicar o abandono de um espaço da escola, os alunos puderam entender não apenas o procedimento de escavação, mas também sua motivação principal, que é encontrar explicações nos vestígios materiais que ajudem a desvendar o presente e/ou o passado.

 

https://doi.org/10.20396/rap.v10i1.8645152
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Referências

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