Banner Portal
Das potencialidades e de desafios
PDF

Palavras-chave

Cemitérios históricos
Arqueologia histórica
Patrimônio cultural

Como Citar

SANTOS, Tatiana Pedrosa. Das potencialidades e de desafios: a problemática do esquecimento estabelecida no descaso com os cemitérios históricos em Manaus. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e023002, 2023. DOI: 10.20396/rap.v18i00.8671966. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8671966. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo tratar sobre as potencialidades e os desafios estabelecidos na preservação e salvaguarda dos cemitérios históricos de Manaus. A ausência de políticas públicas e de valorização desses cemitérios como patrimônios que refletem o coletivo, acarreta ao longo tempo um esquecimento destes enquanto lugares de memória que são importantes para a cidade. Principalmente, no que concerne as representações e contextualizações através das lápides funerárias, que, por sua vez, podem contribuir para a produção de conhecimento científico em relação a Manaus entre o século XIX-XX. Ao encontrar um arcabouço teórico orientado nos estudos funerários, e transversalmente, nas pesquisas em Arqueologia Histórica, o presente trabalho procurará ampliar os conhecimentos interdisciplinares no entrecruzamento das fontes documentais com as fontes artefatuais (ou: da cultura material). Estes cemitérios e suas lápides, que se constituem em sítios arqueológicos históricos, devem ser estudados enquanto representações do passado. O artigo tem como perspectiva, não só fomentar o conhecimento científico através de uma busca na compreensão dos aspectos funerários e rituais, como também estruturais dos jazigos. No que tangência os seus aspectos simbólicos de distinção social e diferenças perceptíveis na decoração tumular e na própria localização do sepultamento. Além disso, apontar a relação social e simbólica destes espaços e suas interações com o patrimônio cultural.

https://doi.org/10.20396/rap.v18i00.8671966
PDF

Referências

ABREU, Regina Maria do Rego Monteiro de. Patrimonialização das diferenças e os novos sujeitos de direito coletivo no Brasil. In: TARDY, Cécile. (Org.); DODEBEI, Vera (Org.). Memória e novos patrimônios. 1. ed. Marseille: Open Edition Press, 2015. v. 1, p. 67-93.

DAOU, Ana Maria. Belle époque amazônica. Rio de Janeiro: editora: Zahar/ coleção: Descobrindo o brasil, 2007.

DETHLEFSEN, Edwin; DEETZ, James. Eighteenth century cemeteries: a demographic view. Historical Archaeology. Vol I, 1967.

DIAS, Edinea Mascarenhas. A ilusão do fausto: Manaus, 1890-1920. 2. ed. Manaus: Editora Valer, 2007.

FUNARI, Pedro Paulo A. Teorias e métodos na arqueologia contemporânea: o contexto da arqueologia histórica. Mneme Revista de Humanidades, Caicó, v. 6, n. 13, p. 1-5, dez. 2004.

FUNARI, Pedro Paulo A.; PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio Janeiro. Edição: Jorge Zahar, 2009.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Museu, memória e cidadania: Rio de Janeiro, 2007.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2013.

JONES, Andrew. Memory and material culture: tracing the past in prehistoric. Europe, Cambridge University Press, 2007.

KERN, Arno Alvarez. A Arqueologia. Histórica, a História e os Trinta Povos das Missões. Estudos Iberoamericanos, v. 15, n. 2, p. 357-68, 1989.

LIMA, Tania Andrade. De morcegos e caveiras a cruzes e livros: a representação da morte nos cemitérios cariocas do século XIX (estudo de identidade e mobilidade sociais). Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Ser. Vol.2 p. 87-150, jan./dez. 1994.

LIMA, Tania Andrade. Pratos e mais pratos: louças domésticas, divisões culturais e limites sociais no Rio de Janeiro, século XIX* Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Ser. v.3 p.129-191 jan./dez. 1995.

ORSER JR., Charles E. Introdução à arqueologia histórica. Belo Horizonte: Oficina de livro LTDA, 1992.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos históricos. Rio de Janeiro: vol. 5, n. 10, 1992. p. 200-212.

SYMANSKI, Luís Cláudio Pereira. ARQUEOLOGIA HISTÓRICA NO BRASIL: UMA REVISÃO DOS ÚLTIMOS VINTE ANOS. IN: Cenários Regionais em Arqueologia Brasileira. Organizadores: Walter Fagundes Morales e Flavia Prado Moi. Editora: Annablume/Acervo; 2009.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Arqueologia Pública

Downloads

Não há dados estatísticos.