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Teoria e arqueologia através de eventos: A escola americana e a escola francesa
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Keywords

Escolas arqueológicas. Meggers. Emperaire. Teoria. Arqueologia

How to Cite

SANTOS, Tatiana de Lima Pedrosa. Teoria e arqueologia através de eventos: A escola americana e a escola francesa. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 9, n. 1[11], p. 18–35, 2015. DOI: 10.20396/rap.v9i1.8639467. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8639467. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

O artigo trata de uma abordagem sob a perspectiva discursiva de duas Escolas Teóricas e Metodológicas da Arqueologia Brasileira. Dando destaque a dois expoentes na Arqueologia Brasileira: Annette Laming-Emperaire e Betty Jane Meggers. A análise exposta tem como base a teoria da interpretação de Paul Ricoeur e investiga como se deu a transformação dessas duas arqueólogas em Eventos na Arqueologia Brasileira: a Escola Francesa e a Escola Americana. Partindo da dinâmica tripartite da relação texto- contexto- leitor, a discursividade aqui referendada surge da dialética Evento – Significação, dado a partir do pioneirismo dessas pesquisadoras.

https://doi.org/10.20396/rap.v9i1.8639467
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