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Educação Patrimonial no Campo da Arqueologia: desafios e contribuições
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Palavras-chave

Arqueologia. Educação patrimonial

Como Citar

BAIMA, Carlúcio; BIONDO, Fernanda; NITO, Mariana Kimie. Educação Patrimonial no Campo da Arqueologia: desafios e contribuições. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 9, n. 3[13], p. 1–11, 2015. DOI: 10.20396/rap.v9i3.8641274. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8641274. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo abrangerá questões referentes a preservação do patrimônio cultural tendo como foco o papel da Educação Patrimonial nos trabalhos arqueológicos tratados durante o Mini Curso ministrados pelos autores na Segunda Semana de Arqueologia da UNICAMP. Apesar das exigências de Educação Patrimonial em licenciamentos ambientais, com pesquisas cada vez mais crescentes, não há diretrizes ou especificações que orientem estas ações, que podem ser elaboradas de formas variadas. Na atual conjuntura, vemos que a Educação Patrimonial não deve se limitar a atividades pontuais ou promocionais aos empreendimentos, mas, sobretudo, fomentar a construção coletiva do conhecimento e a autonomia dos sujeitos. Assim, neste artigo iremos elaborar uma análise sobre os desafios da Educação Patrimonial nas ações de licenciamento arqueológico, contribuindo para novas práticas educativas encaradas como ações político-sociais. E como tais assuntos foram tratados durante o Mini Curso. 

https://doi.org/10.20396/rap.v9i3.8641274
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Referências

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