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Educação Patrimonial: relações ambientais e culturais
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Palavras-chave

Ação educativa. Arqueologia. Educação básica. História. Patrimônio.

Como Citar

MACHADO, Neli Galarce; DEVITTE, Natalia; RIEDI, Jessica; SCHNEIDER, Patricia. Educação Patrimonial: relações ambientais e culturais. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 11, n. 1[18], p. 87–105, 2017. DOI: 10.20396/rap.v11i1.8647933. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8647933. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A construção de conceitos como de cidadania, sustentabilidade e preservação cultural e natural ultrapassa o foco da ciência disciplinar e una. Do ponto de vista educacional, somos capazes de instigar propostas visando a construção destes conceitos e da preservação patrimonial e ambiental. O objetivo deste artigo é revisitar analiticamente o projeto institucional “Arqueólogo por um dia”, o qual preocupa-se com o enfoque da história regional a partir do conhecimento arqueológico e tem como público alvo estudantes da Educação Básica. No presente texto, focaliza-se a relação pouco percebida entre teóricos e pesquisadores sobre a temática da educação patrimonial e ambiental. A partir da correlação de conhecimentos acadêmicos e populares, o projeto procura construir a noção de pertencimento ao ambiente natural e cultural e tem atingido resultados satisfatórios até o presente momento.

 

https://doi.org/10.20396/rap.v11i1.8647933
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