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Projetos educacionais e políticas interventivas no campo do patrimônio histórico, cultural e arqueológico na região de Araraquara (SP)
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Palavras-chave

Educação patrimonial. Estruturação. Desenvolvimento sustentável

Como Citar

RODRIGUES, Robson; NISHIKAWA, Dulcelaine. Projetos educacionais e políticas interventivas no campo do patrimônio histórico, cultural e arqueológico na região de Araraquara (SP). Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 7, n. 1[7], p. 60–74, 2013. DOI: 10.20396/rap.v7i1.8635670. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635670. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A presente comunicação tem por objetivo apresentar aspectos da atuação e do desenvolvimento de programas de preservação do patrimônio histórico, cultural e arqueológico na região de Araraquara (SP). Dentre as ações do grupo de pesquisa GEA/CEIMAM/Fundação Araporã, está a estruturação e a organização de um plano museal para o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara, a criação de um programa educacional continuado, a valorização e afirmação do patrimônio cultural regional e a inserção social. As nossas atividades, a partir do ano de 2008, estruturaram-se na linha de uma proposta de ação educativa voltada para o desenvolvimento da Educação Patrimonial e Ambiental, por meio do Patrimônio Arqueológico Regional. Em nossa perspectiva, ao se dar ênfase em programas educacionais, criamos condições para que a sociedade possa se apropriar do conhecimento arqueológico regional. Acreditamos, ainda, que ao se desenvolver trabalhos nessa perspectiva, criam-se condições para que a sociedade se torne forte parceira na reafirmação dos valores culturais, na promoção de ecossistemas naturais e do desenvolvimento sustentável. Compreendemos que é na salvaguarda do patrimônio cultural, utilizando-se, para tanto, a metodologia da pesquisa-ação e outras abordagens participativas, que poderemos construir um diálogo com as sociedades democráticas, pois é pelo exercício da cidadania que os conhecimentos, as inovações e as práticas são orientadas.
https://doi.org/10.20396/rap.v7i1.8635670
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