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Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja
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Palavras-chave

Arqueologia experimental. Cerâmica Guarani. Formação de professores.

Como Citar

POUEY VIDAL, Viviane. Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 12, n. 1[20], p. 14–29, 2018. DOI: 10.20396/rap.v12i1.8652657. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652657. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

o presente artigo aborda as atividades de ensino-aprendizagem da História Indígena Guarani realizadas com os Professores(as) em Formação em Ciências Humanas na UNIPAMPA, Campus São Borja a partir da Arqueologia Experimental. O objetivo central das atividades realizadas foi colaborar com a formação inicial dos professores(as), que irão atuar na educação básica, bem como difundir a importância da  arqueologia nos espaços escolares. Nessa perspectiva,  aliou-se a teoria das componentes curriculares: Metodologia para o Ensino em Ciências Humanas; Educação e Identidade na Fronteira Oeste; Educação e Patrimônio  com as práticas de ensino e confecção de réplicas da cerâmica Guarani. As oficinas  interdisciplinares possibilitaram aos licenciandos(as) um maior contato com a história indígena, sua arte e cultura, bem como permitiram a criação de espaços pedagógicos para a produção de recursos didáticos.

https://doi.org/10.20396/rap.v12i1.8652657
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