Nacionalismo e Aprendizagem no Programa de Águas Profundas da Petrobras

Autores

  • André Tosi Furtado Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Gomes Freitas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbi.v3i1.8648892

Palavras-chave:

Impactos econômicos da pesquisa e desenvolvimento. Inovação. Petrobras. Capacidade de absorção.

Resumo

O presente trabalho avalia os impactos econômicos resultantes de diversas formas de aprendizado que derivaram da execução de projetos tecnológicos nacionalistas. Esses projetos visavam o desenvolvimento e o domínio local de tecnologias estratégicas para o País. Toma-se como exemplo o programa de capacitação tecnológica em sistemas de produção para águas profundas da Petrobras, o Procap 1000, promovido pela Petrobras, entre 1986 e 1992. Apoiando-se em estudo anterior de avaliação dos impactos econômicos diretos e indiretos do programa (Furtado et al., 1998), foi escolhida uma amostra de sete projetos de cunho nacionalista que se caracterizam, de forma geral, por não terem sido bem-sucedidos do ponto de vista comercial. O argumento central deste trabalho consiste em que esses projetos, apesar do revés comercial, estiveram na origem de importantes processos de aprendizagem na empresa, os quais redundaram em significativos impactos econômicos indiretos. A descrição dos projetos mostra como a aprendizagem resultante do programa foi reaproveitada possibilitando a efetivação dos impactos econômicos. Os dados do estudo de avaliação de impactos econômicos da amostra de projetos do Procap 1000 revelam que os impactos econômicos superaram em mais de sete vezes os custos dos projetos. O trabalho destaca a importância da capacidade de absorção para o processo de aprendizagem. A partir de estudos de caso é proposta uma tipologia de seis formas distintas de capacidade de absorção.

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Biografia do Autor

André Tosi Furtado, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Política Científica e Tecnológica mo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

Adriana Gomes Freitas, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2009-08-17

Como Citar

FURTADO, A. T.; FREITAS, A. G. Nacionalismo e Aprendizagem no Programa de Águas Profundas da Petrobras. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 55–86, 2009. DOI: 10.20396/rbi.v3i1.8648892. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648892. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos