Inovações no varejo alimentar: uma análise das estratégias de entrada e de crescimento do Carrefour e Walmart no mercado brasileiro

Autores

  • Roberto Minadeo Centro Universitário Euro-Americano

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbi.v9i1.8648996

Palavras-chave:

Inovação. Varejo. Estratégia empresarial. Internacionalização do varejo. Fusões e aquisições.

Resumo

A inovação na área de serviços é mais difícil do que no setor industrial. Em 2006, a Walmart no Brasil ultrapassou o Carrefour, assumindo a segunda colocação no ranking do varejo alimentar do país. A Walmart, pioneira no uso da TI e em vários aspectos da logística no varejo, ingressou no Brasil em 1995; após o aprendizado inicial, empreendeu um programa de crescimento com a abertura de novas lojas e a aquisição de outras redes. Enquanto isso, o Carrefour, que ingressou vinte anos antes, atingiu a liderança em 1990 apenas criando hipermercados, formato em que foi pioneiro na Europa, e iniciou um processo de entrada no varejo de vizinhança, com a aquisição de diversas redes locais, porém com resultados duvidosos. Em 2007, o Carrefour adquiriu a rede Atacadão, retomando a liderança. O artigo analisa as inovações, as estratégias de entrada e de crescimento das duas empresas, e a aquisição do Atacadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Minadeo, Centro Universitário Euro-Americano

Centro Universitário Euro-Americano e Instituto de Educação Superior de Brasília.

Referências

AAKER, D. Strategic Market Management. New York: John Wiley & Sons, 1984.

ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. Supermercados: 40 Anos de Brasil. São Paulo: 1993. 186 p.

ALMEIDA, V.M.C. Fatores antecedentes da escolha do modo de entrada em mercados extra-regionais e conseqüências no desempenho: um modelo contingencial de expansão extra–regional do varejo. 298 p. Tese (Doutorado em Administração) –. Instituto Coppead de Administração. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, 2005.

AQUINO, C. História Empresarial Vivida. São Paulo: Atlas/Gazeta Mercantil, 1991. v. V.

BARIFOUSE, R. No mundo de Woz. Época Negócios, v. 2, n. 20, p. 38-44, out. 2008.

BARROS, B. Revolução francesa no sertão da Paraíba. Valor Online, 17 dez. 2008. Disponível em: http://www.valor.com.br. Acesso em: 17 dez. 2008.

BARROS, B. Com mais dinheiro em caixa, IAC reforça pesquisas com cana. Valor Online, 5 nov. 2007. Disponível em: http://www.valor.com.br. Acesso em: 5 nov. 2008.

BARROS, B.T. et al. Fusões e aquisições no Brasil: entendendo as razões dos sucessos e fracassos. São Paulo: Atlas/FDC, 2003.

BD SOLOMED, 2008. Disponível em: http://www.bd.com/contentmanager/b_article.asp?Item_ID=23139&ContentType_ID=1BusinessCode=10056&d=brasil&s=brasil&dTitle=&dc=brasil&dcTitle=Brasil. Acesso em: 28 maio 2008.

BEATTY, J. O mundo segundo Peter Drucker. São Paulo: Futura, 1998.

BERKUN, S. The myths of innovation. Califórnia: O ́Reylly, 2007.

BISPO, T. Pão de Açúcar faz parceria com Catavento. Valor Online, 22 out. 2007. Disponível em: http://valor.com.br. Acesso em: 22 out. 2007.

BISPO, T.; FACCHINI, C. No Brasil, profissionalização do varejo movimenta negócios. Valor Online, 27 maio 2008. Disponível em: http://www.valor.com.br. Acesso em: 27 maio 2008.

BOARNET, M.G. et al. Emerging Planning Challenges in Retail. Journal of the American Planning Association, n. 4, p. 433-449, Autumn 2005.

BORGES, A. TBA faz aquisição e amplia número de unidades de negócio. Valor Online, 12 dez. 2008. Disponível em: http://www.valor.com.br. Acesso em: 12 dez. 2008.

BOSSIDY, L.; CHARAN, R. Execução – a disciplina para atingir resultados. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

BOUÇAS, C. Grupo Deib Otoch planeja expansão para o Centro-Oeste. Valor Online, 17 abr. 2008. Disponível em: http://www.valor.com.br. Acesso em: 17 abr. 2008.

BRIGATTO, G.; RAHAL, M. Parques tecnológicos ganham impulso no país. Valor Online, 17 dez. 2008. Disponível em: http://www.valor.com.br. Acesso em: 17 dez. 2008.

BROWN, S.L.; EISENHARDT, K.M. Competing on the Edge: strategy as structured chaos. Boston: Harvard Business Press, 1998.

BURLAMARQUI, L.; PROENÇA, A. Inovação, recursos e comprometimento: em direção a uma teoria estratégica da firma. Revista Brasileira de Inovação, v. 2, n. 1, p. 79-110, jan./jun. 2003.

BURT, S.; DAWSON, J.; SPARKS, L. Failure in international retailing: research propositions. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 13, n. 4, p, 355-373, 2003.

BURT, S.; MAVROMMATIS, A. The international transfer of store brand image. International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 16, n. 4, p. 395-413, Sept. 2006.

CAMACHO, K. Supermercados regionais são mais lucrativos do que «gigantes». Folha Online, 17 abr. 2008. Disponível em: http://www.folha.com.br. Acesso em 17 abr. 2008.

CAMARGOS, D. O Carrefour deu o troco. Exame, v. 41, n. 892, p. 48-51, 9 maio 2007.

CAMPASI, R. Sob novo comando, a CVC promete mais agressividade. Valor Online, em http://www.valor.com.br. Acesso em: 21 maio 2007.

CASO, F. Dança de uma vida. O Estado de S.Paulo, 21 dez. 2008, Caderno Feminino, p. 8-9.

CHRISTENSEN, C.; TEDLOW, R.S. Patterns of disruption in retailing. Harvard Business Review, v. 78, n. 1, p. 42-45, Jan./Feb. 2000.

COLLA, E. The Outlook for European Grocery Retailing: Competition and Format Development. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 14, n. 1. p. 47-69, Jan. 2004.

CORRÊA, A C. C.; MERLO, E.M.; FRIEDENHAIN, V. Análise das estratégias de estrutura de capital: um padrão de sucesso no setor varejista? In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO – SEMEAD, 9., 2006, São Paulo. São Paulo, FEA/USP, 2006. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/Semead/9semead/resultado_semead/trabalhosPDF/58.pdf. Acesso em: 21 fev. 2008.

COSTA, A J.D. Sucessão e sucesso nas empresas familiares. Curitiba: Juruá, 2006.

COSTA, A J.D. Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional. História Econômica & História de Empresas, São Paulo, v. VIII, n. 2, p. 145-168, 2005.

COSTER, H. A Step Ahead. Forbes Online, 6 Feb. 2008. Disponível em: http://www.forbes.com. Acesso em: 27 maio 2008.

CRONSHAW, M.; DAVIS, E.; KAY, J. On being stuck in the middle or good food costs less at Sainsbury ́s. British Journal of Management, v. 5, p. 19-32, 1994.

DAMBRÓSIO, D.; MARTINELLI, L. Carrefour prepara novas investidas, pós Atacadão. Valor Online, 16 jun. 2007. Disponível em http://www.valor.com.br. Acesso em: 16 jun. 2007.

DAWSON, J. Strategy and opportunism in European retail internationalization. British Journal of Management, v. 12, n. 3, p. 253-266, 2001.

DAWSON, J. Internationalization of Retailing Operations. Journal of Marketing Management, v. 10, n. 4, p. 267-282, 1994.

DOMINGUES, O.; MARTINS, G.A. O Gerenciamento de Categorias no Varejo: Um Estudo de Caso da Coop – Cooperativa de Consumo. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO – SEMEAD, 7., 2004, São Paulo. São Paulo, FEA/USP, ago. 2004. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/Semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/Varejo/VAR14_- O_Gerenciamento_de_Categorias_no_Varej.PDF. Acesso em: 19 jun. 2007.

DONATELLI, M. Por trás das lentes. Época Negócios, v. 2, n. 22, p. 84-87, dez. 2008.

DRUCKER, P. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1991.

DUPONT, W. Geraldo Alonso: o homem e o mito. São Paulo: Globo, Instituto Geraldo Alonso, 1991.

EPSTEIN, M.J. The determinants and evaluation of merger success. Business Horizons, v. 48, n. 1, p. 37-46, Jan./Feb. 2005.

FACCHINI, C. Supermercados ameaçam supremacia das farmácias. Valor Online, 14 jun. 2007. Disponível em: http://www.valor.com.br. Acesso em: 14 jun. 2007.

FACCHINI, C. Makro adere ao modelo de lojas de vizinhança. Valor Online, 5 mar. 2008a. Disponível em: http://www.valor.com.br>. Acesso em 5 mar. 2008.

FACCHINI, C. Grupo Pão de Açúcar começa a administrar postos de rua. Valor Online, 22 abr. 2008b. Disponível em: http://www.valor.com.br. Acesso em 22 abr. 2008.

FACCHINI, C. Carrefour coloca um pé na internet. Valor Online, 30 maio 2008c. Disponível em: http://www.valor.com.br. Acesso em: 30 maio 2008.

FACCHINI, C.; BAUEROVA, L. Atacadão tem mais espaço no Carrefour. Valor Online, 14 maio 2008. Disponível em: http://www.valor.com.br. Acesso em: 14 maio 2008.

FEATHERSTONE, L. Wal-Mart: rise of the Goliath. Multinational Monitor, p. 28-30, Jan./Feb. 2005.

FERRAZ, E. Times que sonham. Época Negócios, v. 2, n. 13, p. 78-96, mar. 2008.

FOX, M. Market power in music retailing: the case of Wal-Mart. Popular Music and Society, v. 28, n. 4, p. 501-519, 2005.

GARCEZ, M.P. A seleção das estratégias de crescimento e diversificação: um estudo de casos na indústria petroquímica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador (BA). Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPAD, 2006. 1 CD-ROM.

GAZOLLA, E.C.S. Esforço de coordenação entre fabricantes de produtos alimentícios, atacadistas e o grande varejo no Brasil. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)– Face/UFMG, Belo Horizonte, 2002.

GEOMETRA: um novo marco na indústria aeronáutica nacional. Flap International, v. 45, n. 432, p. 114, Sept. 2008.

GHEMAWAT, P. Business, Society, and the “Wal-Mart” effect. Academy of Management Perspectives, v. 20, n. 3, p. 41-43, Aug. 2006.

GHEMAWAT, P. A Estratégia e o Cenário dos Negócios. Porto Alegre: Bookman, 2000.

GOLDMAN, A. L.A.–area designer teams with Carrefour. Los Angeles Times Online. 8 Dec. 2006. Disponível em: http://www.latimes.com. Acesso em: 8 dez. 2006.

GONÇALVES, R. et al. A nova economia internacional – uma perspectiva brasileira. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

HALLSWORTH, A.; BELL, J. Retail change and the United Kingdom Co-operative Movement – new opportunity beckoning? The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 13, n. 3, p. 301-315, July 2003.

HAMEL; PRAHALAD. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus: 1995.

HEITMANN, F.C.T. Centro de distribuição como fator de vantagem comparativa através de um estudo de caso. 119 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Estácio de Sá – Unesa, Rio de Janeiro, RJ, 2002.

HENDERSON, T.A.; MIHAS, E.A. Building Retail Brands. The McKinsey Quarterly, n. 3, p. 110-117, 2000.

HESSEL, C. A ciência que vem do campo. Época Negócios, v. 2, n. 20, p. 106-114, out. 2008.

HIRSCH, J. Safeway tries downsizing to better fit local needs. Los Angeles Times Online, 17 May 2008. Disponível em: <http://www.latimes.com>. Acesso em: 18 maio 2008.

JUNIOR, A.B.S.; RIBEIRO, Á.H.P. Parcerias e Alianças Estratégicas. In: BARROS, B.T. (Org.). Fusões, Aquisições & Parcerias. São Paulo: Atlas/Fundação Dom Cabral, 2001. p. 89-101.

KEEGAN, W.J.; GREEN, M.C. Princípios de Marketing Global. São Paulo: Saraiva, 1999.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.

LAKSHMAN, N. Toyota trains India teens. Business Week Online, 23 Jan. 2008. Disponível em: http://www.businessweek.com. Acesso em: 21 maio 2008.

LEITE, Y.V.P. Accor Hospitality: um ícone de inovação no mercado brasileiro. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 25., Brasília, ANPAD, 2008. Anais Eletrônicos... Brasília: ANPAD, 2008. CD-Rom.

LEVY, M.; WEITZ, B.A. Administração de Varejo. São Paulo: Atlas, 2000.

LINDBLOM, T.; RIMSTEDT, A. Retail Integration Strategies in the EU: Scandinavian Grocery Retailing. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 14, n. 2, p. 171-197, Apr. 2004.

MACHADO NETO, A.J. et al. Canais alternativos de distribuição: as lojas virtuais do Magazine Luiza. Facef Pesquisa, v. 7, n. 1, p. 62-83, 2004.

MACHADO, D.P.N.; VASCONCELLOS, M.A. Organizações inovadoras: existe uma cultura específica que faz parte deste ambiente? Revista de Gestão USP, v. 14, n. 4, p. 15-31, out./dez. 2007.

MACY ́S signs deal to put FAO Schwarz in its stores. Los Angeles Times Online, 17 May 2008. Disponível em: http://www.latimes.com. Acesso em: 18 maio 2008.

MARINELLI, L. St Marche aposta no comer bem, em casa. Valor Online, 23 dez. 2008. Disponível em: http://www.valor.com.br. Acesso em: 23 dez. 2008.

MARTINEZ, C. Uma indústria do bem-estar. Valor Online, 7 dez. 2007. Disponível em: http://www.valor.com.br/valoreconomico/285/euefimdesemana/cultura/Uma++industria+do+bem-estar,,,47,4675964.html?highlight=&newsid=4675964&areaid=47&editionid=1902. Acesso em: 7 dez. 2007.

MARTINS, G.A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

MASCARENHAS, T. um coração e três almas. Estado de Minas, 24 dez. 2008, Caderno Veículos, p. 5.

MATLACK, C.; ZELLNER, W.; BALFOUR, F. Carrefour in a corner. Business Week Online, 11 Oct. 2004. Disponível em: http://www.businessweek.com. Acesso em: 1 ago. 2007.

MEYER-OHLE, H. Wal-Mart ́s entry into Japan as discussed in three domestic trade journals. International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 17, n. 1, p. 23-42, Feb. 2007.

MINADEO, R. Fusões e aquisições no varejo alimentar. Disponível em http://www.varejista.com.br. Acesso em: 20 abr. 2007.

MINADEO, R. Marketing Internacional: Conceitos e casos. Rio de Janeiro: Thex, 2001.

MINADEO, R. Aquisições de empresas: motivações estratégicas e casos nacionais. 298 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Instituto Coppead de Administração ,Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, 1992.

MINADEO, R.; CARDOSO, R. M. Apple: Ruim com Steve Jobs – Mas impossível sem ele. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA ECONÔMICA. UFF/ABPHE, 5-7 set. 2004.

MINTZBERG, H. The strategy concept I: five P ́s for strategy. California Management Review, v. 30, n. 1, p. 11-24, Fall 1987a.

MINTZBERG, H. The strategy concept II: another look at why organizations need strategies. California Management Review, v. 30, n. 1, p. 25-32, Fall 1987b.

OLIVEIRA, L.M.J. Trajetória de crescimento e traços organizacionais do grupo Brasmotor. 406 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Instituto Coppead de Administração. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. 2006.

OLSON, P. Wal-Mart losing battle of Britain. Forbes Online, 16 Aug. 2006. Disponível em: http://www.forbes.com. Acesso em: 14 set. 2007.

OSTER, S.M. Modern Competitive Analysis. New York: Oxford University Press, 1999.

PALMER, A. Introdução ao Marketing – Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 2006.

PALMER, A. International Retail Restructuring and Divestment: The Experience of Tesco. Journal of Marketing Management, v. 20, n. 9/10, p.1075-1105, Nov. 2004.

PALMER, M; OWENS, M. New Directions for International Retail Joint Venture Research. Int. Rev. of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 16, n. 2, p. 159-179, May 2006.

PALMERI, C. Wal-Mart wins big during downturn. Business Week Online, 30 Oct. 2008. Disponível em: http://www.businessweek.com. Acesso em: 31 out. 2007.

PARKINSON, C.N. A Lei de Parkinson nos Grandes Negócios. São Paulo: Ed. Hemus, 1975.

PENSAR com modéstia, agir com ambição. Valor Online, 11 dez. 2001. Disponível em: http://www.valor.com.br. Acesso em 14 set. 2007.

PÉREZ-PEÑA, R. At 25, “Mc-Paper” is all grown up. New York Times online, 17 Sept. 2007. Disponível em: http//: www.nytimes.com. Acesso em: 2 out. 2007.

PINTO JÚNIOR, H.; IOOTTY, M. Avaliando os impactos microeconômicos das fusões e aquisições nas indústrias de energia no mundo: uma análise para a década de 90. Revista de Economia Política, v. 25, n. 4, p. 439-453, out./dez. 2005.

POLONI, G. O Nano e seu criador. Época Negócios, n. 12, p. 52-70, fev. 2008.

PORTER, M.E. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

RASMUSSEN, U.W. Aquisições, fusões e incorporações empresariais. São Paulo: Aduaneiras, 1989.

RIEG, D.L.; ALVES FILHO, A.G. Estratégias tecnológicas e desempenhos inovadores das PMEs de equipamentos médico-hospitalares de São Carlos e Ribeirão Preto. Produção, Rio de Janeiro, Abepro, v. 17, n. 2, p. 273-285, maio/ago. 2007.

ROCHA, A.; DIB, L.A. The entry of Wal-Mart in Brazil and the competitive responses of multinational and domestic firms. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 30, n. 1, p. 61-73, 2002.

RUSSO, E.; SHOEMAKER, P. Decisões Vencedoras. Rio de Janeiro: Campus. 2002.

SAPIENZA, P. Discussion. Journal of Finance, v. 56, n. 4, p. 1528-1531, Aug. 2001.

SHOCKER, A.D.; SRIVASTAVA, R.K.; RUEKERT, R.W. Challenges and opportunities facing brand management: an introduction to the special issue. Journal of Marketing Research, v. XXXI, p. 149-158, May 1994.

SILVA, R. O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira-Thompson Learning, 2001.

SILVERSTEIN, M. J.; FISKE, N. Luxo para as massas. Harvard Business Review, Apr. 2003. (Edição brasileira).

SIMONS, U. Contra a maré. Ensino Superior, v. 10, n. 17, p. 40-41, jun. 2008.

SOLOMON, B. Madness in store: the new realities of retailing. Management Review, v. 80, n. 8, p. 4-9, Aug. 1991.

SOUZA, A. Há pouca pesquisa nas empresas. Época Negócios, v. 2, n. 22, p. 38-39, dez. 2008.

STONE, B. Amazon accelerates its move to digital. The New York Times Online, 7 Apr. 2008. Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 7 abr. 2008.

TEICH, D.H. A implosão de um ícone. Exame, v. 42, n. 921, p. 116-123, 2 jul. 2008.

TEIVE, L.H.G. Adaptação estratégica no setor supermercadista: o caso da Rede Angeloni no período 1986 a 2002. 148f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – UFSC, Florianópolis, 2003.

TENG, B. S. Collaborative Advantage of Strategic Alliances: Value Creation in the Value Net. Journal of General Management, v. 29, n. 2, Winter 2003.

VASSALLO, C. Como encontrar a porta de entrada. Portal Exame, 5 jun. 1996. Disponível em: www.exame.com.br. Acesso em: 26 abr. 2008.

VELLA, M. Inside Toyota ́s hybrid truck. Business Week online, 28 Dec. 2007. Disponível em: http://www.businessweek.com. Acesso em: 21 maio 2008.

VIEIRA, F.H.C. Análise da trajetória de crescimento do grupo Gerdau. 356 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Instituto Coppead de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2007.

WAL-MART LEVA experiência brasileira para a Ásia. Valor Online, 15 jan. 2008. Disponível em: http://www.valor.com.br. Acesso em: 15 jan. 2008.

WALTON, S.; HUEY, J. Made in America. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

WELCH, J.; BYRNE, J.A. Jack definitivo – segredos do executivo do século. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

WESSEL, I. Os Wessel – Uma História sem Cortes. São Paulo: Francis, 2004.

WORTMANN, M. Aldi and the german model: structural change in german grocery retailing and the success of grocery discounter. Competition & Change, v. 8, n. 4, p. 425-41, 2004.

WRIGLEY, N.; CURRAH, A. The stresses of retail internacionalization: lessons from Royal Ahold ́s experience in Latin America. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 13, n. 3, p. 221-243, July 2003.

ZOOK, C.; ALLEN, J. Lucro a partir do core business – estratégias rentáveis de crescimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

Downloads

Publicado

2010-07-05

Como Citar

MINADEO, R. Inovações no varejo alimentar: uma análise das estratégias de entrada e de crescimento do Carrefour e Walmart no mercado brasileiro. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 119–166, 2010. DOI: 10.20396/rbi.v9i1.8648996. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648996. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos