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Inovações no varejo alimentar: uma análise das estratégias de entrada e de crescimento do Carrefour e Walmart no mercado brasileiro
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Palavras-chave

Inovação. Varejo. Estratégia empresarial. Internacionalização do varejo. Fusões e aquisições.

Como Citar

MINADEO, Roberto. Inovações no varejo alimentar: uma análise das estratégias de entrada e de crescimento do Carrefour e Walmart no mercado brasileiro. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 119–166, 2010. DOI: 10.20396/rbi.v9i1.8648996. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648996. Acesso em: 10 dez. 2024.

Resumo

A inovação na área de serviços é mais difícil do que no setor industrial. Em 2006, a Walmart no Brasil ultrapassou o Carrefour, assumindo a segunda colocação no ranking do varejo alimentar do país. A Walmart, pioneira no uso da TI e em vários aspectos da logística no varejo, ingressou no Brasil em 1995; após o aprendizado inicial, empreendeu um programa de crescimento com a abertura de novas lojas e a aquisição de outras redes. Enquanto isso, o Carrefour, que ingressou vinte anos antes, atingiu a liderança em 1990 apenas criando hipermercados, formato em que foi pioneiro na Europa, e iniciou um processo de entrada no varejo de vizinhança, com a aquisição de diversas redes locais, porém com resultados duvidosos. Em 2007, o Carrefour adquiriu a rede Atacadão, retomando a liderança. O artigo analisa as inovações, as estratégias de entrada e de crescimento das duas empresas, e a aquisição do Atacadão.
https://doi.org/10.20396/rbi.v9i1.8648996
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