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A política de compras da Petrobras: o caso da P-51
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Palavras-chave

Compras governamentais. Países em desenvolvimento. Aprendizagem tecnológica. Petrobras. P-51.

Como Citar

RIBEIRO, Cássio Garcia; FURTADO, André Tosi. A política de compras da Petrobras: o caso da P-51. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 289–312, 2015. DOI: 10.20396/rbi.v14i2.8649109. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649109. Acesso em: 3 dez. 2024.

Resumo

A Petrobras é uma companhia cuja capacitação tecnológica é reconhecida internacionalmente. Por se tratar de uma empresa ligada ao governo brasileiro, o qual, há alguns anos, a tem impelido a praticar uma política de conteúdo local, salta aos olhos a importância de estudos que visem a investigar os resultados dessa política. O objetivo deste artigo é justamente esse, com base em um estudo detalhado acerca da plataforma P-51. A literatura sobre aprendizagem tecnológica é utilizada para a criação de uma tipologia sobre a política de compras governamentais, bem como de um quadro analítico para avaliar a aprendizagem tecnológica em projetos de plataformas petrolíferas. A análise da plataforma P-51 se baseia em informações coletadas a partir de entrevistas com a Petrobras e seus principais fornecedores. A pesquisa de campo sugere que os impactos da política de compras da Petrobras, em relação ao projeto da P-51, concentraram-se em aprendizagens básicas.
https://doi.org/10.20396/rbi.v14i2.8649109
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