O modelo das duas rodas: uma referência para o sistema de gestão da inovação em pequenas e médias empresas

  • Iara Sibele Silva Puc Minas/Fiemg
  • Matheus Pereira Libório PUC Minas
  • Patrícia Bernardes PUC-Minas
  • Felipe Ramalho
Palavras-chave: Inovação. Gestão. Projetos.

Resumo

O modelo das duas rodas: uma referência para o sistema de gestão da inovação em pequenas e médias empresas de Bagno & Faria (2017) descreve as bases teóricas e metodológicas do programa de organização, direcionamento e sistematização da gestão da inovação da Federação das Indústrias de Minas Gerais, implantado em 43 empresas. Nesta resenha, analisamos a adequação das bases teóricas e metodológicas da obra com a realidade das empresas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Sibele Silva, Puc Minas/Fiemg
Mestranda em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desenvolvendo pesquisa de dados econômicos, financeiros e de inovação pelo método de Tomada de Decisões Muticritérios.
Matheus Pereira Libório, PUC Minas
Analista de Mercado de Telecomunicações com atuação em Inovação Tecnológica. Responsável pelo processo de Inovação Tecnológica na CEMIGTelecom. Exerce função de pesquisador em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de geografia quantitativa, marketing estratégico e inteligência competitiva. 
Patrícia Bernardes, PUC-Minas
Professora do Curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação Strito Sensu em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desde 2002. 
Felipe Ramalho
Engenheiro em Eletrônica e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007) especialista em Portos pela Universidade Federal do Maranhão.

Referências

ANICETO, D. M.; BAGNO, B. R.; ALFRADIQUE, P. H. M.; DE SOUZA, G. F. M. Avaliação de um modelo de Sistema de Gestão da Inovação a partir da experiência de implantação em empresas mineiras. In X Workshop Do Instituto De Inovação E Gestão De Desenvolvimento De Produto ISVOR FCA - Betim / MG 22 e 23 de Set. de 2016, p. 110–114.

BAGNO, R.B; FARIA, A.F. O modelo das duas rodas: uma referência para o sistema de gestão da inovação em pequenas e médias empresas. 1 Ed.1, p.167. Viçosa. 2017. ISBN: 9788572695824.

COOPER, R. G. Stage-Gate Systems: A New Tool for Managing New Products. Business Horizons, 33(3), 44–54, 1990.

FIEMG, F. das I. de M. G. Guia da Gestão da Inovação: modelo das duas rodas. Belo Horizonte: Fiemg, 2016.

LIBORIO, M. P.; FUJIMOTO, N. A.; SILVA, I. S., LUIZ, W.; LAUDARES, S.; PAIVA DA S. MARTINS, C. A. Programa INOVAR de gestão da inovação : características e dificuldades em PD & I no setor de telecomunicações. In X Workshop Do Instituto De Inovação E Gestão De Desenvolvimento De Produto ISVOR FCA - Betim / MG 22 e 23 de Set. de 2016, p. 228–232.

OLIVEIRA, C. C.; LIBORIO, M. P.; FUJIMOTO, N. A.; SIBELE SILVA, I.; LAUDARES, S. Desenvolvimento de sistema de atendimento a incidentes em redes de telecomunicações Developing a telecommunication networks trouble ticket system. In X Workshop Do Instituto De Inovação E Gestão De Desenvolvimento De Produto ISVOR FCA - Betim / MG 22 e 23 de Set. de 2016, p. 245–249.

OLIVEIRA, M.; RESENDE, D. (2016). Programa inovação : fonte de ideias para melhoria contínua. In X Workshop Do Instituto De Inovação E Gestão De Desenvolvimento De Produto ISVOR FCA - Betim / MG 22 e 23 de Set. de 2016, p. 260–263.

Publicado
2018-10-05
Como Citar
Silva, I. S., Libório, M. P., Bernardes, P., & Ramalho, F. (2018). O modelo das duas rodas: uma referência para o sistema de gestão da inovação em pequenas e médias empresas. Revista Brasileira De Inovação, 17(2), 445-452. https://doi.org/10.20396/rbi.v17i2.8651215
Seção
Resenha