Inovações tecnológicas e organizacionais nos serviços intensivos em conhecimento no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbi.v20i00.8656133

Palavras-chave:

Serviços intensivos em conhecimento, Inovações tecnológicas, Inovações organizacionais, Pesquisa de Inovação, PINTEC

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar empiricamente a relação entre inovações tecnológicas (IT) e organizacionais (IO) nas empresas brasileiras dos Serviços Intensivos em Conhecimento (SICs), discutindo seus diferentes determinantes, persistência e uma possível relação de mão-dupla entre esses dois tipos de inovações. Foram analisadas 595 empresas presentes na Pesquisa de Inovação e Pesquisa Anual de Serviços no período 2009 a 2014. Os resultados revelam uma influência cruzada entre IO e IT: as IO internas são induzidas pelas IT de produto prévias enquanto aquelas induzem IT de processo. Também se observam efeitos cumulativos para esses três tipos de inovações, com maior importância para a IT de produto. Ademais, encontra-se que diferentes inovações são favorecidas por diferentes características organizacionais e esforços inovativos, identificando um papel limitado dos esforços em P&D interno.

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Biografia do Autor

André Luiz da Silva Teixeira, Universidade Federal de Alfenas

Professor na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, MG, Brasil.

Vanessa Criscuolo Parreiras de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.

Philipe Scherrer Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Daniel Paulino Teixeira Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

 Professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Márcia Siqueira Rapini, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2021-03-10

Como Citar

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