Banner Portal
A Extensão Universitária como um caminho para a Inovação Social
PDF

Palavras-chave

Inovações sociais
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade-sociedade

Como Citar

KLAUMANN, Ana Paula; TATSCH, Ana Lúcia. A Extensão Universitária como um caminho para a Inovação Social: análises a partir da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. 1–34, 2023. DOI: 10.20396/rbi.v22i00.8669995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8669995. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Inovações sociais intentam dar respostas às necessidades e problemas sociais, expandindo os instrumentos e as capacidades para a participação dos agentes na construção de soluções, potencialmente partindo da colaboração de diversos agentes, organizações e instituições. As universidades desempenham papéis ativos no contexto dessas inovações, relacionando-se às demandas da sociedade. Investiga-se como as universidades desempenham esses papéis, objetivando observar a extensão universitária na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aplicou-se um questionário focalizado em uma amostra de ações de extensão. As ações mapeadas contribuem para a formulação/operacionalização de inovações de caráter social, corroborando o entendimento de que universidades exercem importantes papéis nesse contexto. Contribuem, principalmente, para a provisão de recursos e de soluções para a comunidade envolvida no projeto.

https://doi.org/10.20396/rbi.v22i00.8669995
PDF

Referências

BAUMGARTEN, M. C&T na semiperiferia e inovação social: desigualdades, excelência e competitividade. Informação e desenvolvimento: conhecimento, inovação e apropriação social, UNESCO e IBICT, Brasília, 2007.

BAYUO, B. B. & CHAMINADE, C. & GÖRANSSON, B. Unpacking the role of universities in the emergence, development and impact of social innovations – A systematic review of the literature. Technological Forecasting and Social Change, v. 155, n. March, p. 120030, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120030

BENNEWORTH, P. University engagement with socially excluded communities. In: BENNEWORTH, P. (Ed.). University Engagement with Socially Excluded Communities. Enschede: Springer, 2013. p. 3–31. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-4875-0

BENNEWORTH, P. & CHARLES, D. & HODGSON, C. & HUMPHREY, L. The relationship of community engagement with universities’ core missions. In: BENNEWORTH, P. (Ed.). University Engagement with Socially Excluded Communities. Enschede: Springer, 2013. p. 85–101. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-4875-0

BIGNETTI, L. P. As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, v. 47, n. 1, p. 3–14, 2011. DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2011.47.1.01

BRASIL. RESOLUÇÃO No 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 09 abr. 2021.

CUNHA, J. & BENNEWORTH, P. Universities’ contributions to social innovation: towards a theoretical framework. 2013. In: EURA Conference, 2013, Enschede. Anais [...]. Enschede: EURA Conference, 2010.

DAGNINO, R. & BRANDAO, F. C. & NOVAES, H. T. Sobre o marco analítico-conceitual da tecnologia social. In: LASSANCE JÚNIOR., A. E. et al. (Ed.). Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004. p. 15–64.

DORSA, A. C. Repensando o papel das universidades: caminhos iniciais. Interações (Campo Grande), v. 20, n. 2, p. 341–343, 2019. DOI: https://doi.org/10.20435/inter.v20i2.2505

ELLIOTT, G. Character and impact of social innovation in higher education. International Journal of Continuing Education and Lifelong Learning, v. 5, n. 2, p. 71–84, 2013.

ESKO, T. & TUUNAINEN, J. & MIETTINEN, R. Social impact and forms of interaction between university research and society in humanities and social sciences. International Journal of Contemporary Sociology, v. 49, n. 1, p. 17–46, 2012.

EUROPEAN COMISSION. Social innovation theory and research: A summary of the findings from TEPSIE. a deliverable of the project: “the theoretical, empirical and policy foundations for building social innovation in europe” (TEPSIE). Brussels: (TEPSIE), European Commission–7th Framework Programme, 2014.

FORPROEXT. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012.

GODIN, B. Social innovation: Utopias of innovation from c. 1830 to the present. Project on the Intellectual History of Innovation, Working Paper, n. 11, 2012.

JESUS, V. M. B. & COSTA, A. B. Tecnologia social: breve referencial teórico e experiências ilustrativas. In: COSTA, A. B. (Ed.). Tecnologia social políticas públicas. Campinas: Fundação Banco do Brasil, 2013. p. 17–32.

KRÜGER, D. & SCHRÖDER, A. & KAPOOR, K. & WEERAKKODY, V. & WEBER, M. Methodology: Guidelines for Defining and Describing Social Innovations. Sozialforschungsstelle, Dortmund, 2018.

KRUSS, G. & VISSER, M. & MOGAU, A. & HAUPT, G. Academic interaction with social partners to economic and social development. Cape Town: HSRC Press, 2012.

LEDERER, J. & SEASONS, M. Understanding the university-community alliance: The Waterloo experience. Canadian Journal of Urban Research, p. 237–260, 2005.

LIN, C. Y.-Y. & CHEN, J. The Impact of Societal and Social Innovation. Singapore: Springer, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-10-1766-7

MONTESINOS, P. & CAROT, J. M. & MARTINEZ, J. M. & MORA, F. Third mission ranking for world class universities: Beyond teaching and research. Higher Education in Europe, v. 33, n. 2–3, p. 259–271, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/03797720802254072

MORA, J.-G. & SERRA, M. & VIEIRA, M. J. O engajamento social como motor do desenvolvimento regional: contribuição das universidades latino-americanas. In: SERRA, M. & ROLIM, C. & BASTOS, A. P. (Eds.). . Universidades e Desenvolvimento Regional: As Bases para a Inovação Competitiva. Rio de Janeiro: Ideia D, 2018. p. 123–154.

MOULAERT, F. & MARTINELLI, F. & SWYNGEDOUW, E. & GONZALEZ, S. Towards Alternative Model(s) of Local Innovation. Urban Studies, v. 42, n. 11, p. 1969–1990, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/00420980500279893

MOULAERT, F. Social Innovation: Institutionally Embedded, Territorially (Re)Produced. In: MACCALLUM, D. et al. (Eds.). Social Innovation and Territorial Development. England: Ashgate, 2009. p. 11–24.

MOULAERT, F. & DYCK, B. VAN. Framing social innovation research: a sociology of knowledge perspective. In: MOULAERT, F. et al. (Eds.). The International Handbook of Social Innovation: Collective action, social learning and transdisciplinary research. Cheltenham: Edward Elgar, 2013. p. 466–480.

MOULAERT, F. & MACCALLUM, D. Advanced introduction to social innovation. Cheltenham: Edward Elgar, 2019.

MOULAERT, F. & MACCALLUM, D. & HILLIER, J. Social innovation: intuition, precept, concept, theory and practice. In: MOULAERT, F. et al. (Eds.). The International Handbook of Social Innovation: Collective action, social learning and transdisciplinary research. Cheltenham: Edward Elgar, 2013. p. 13–24.

MULGAN, G. & TUCKER, S. & ALI, R. & SANDERS, B. Social Innovation. Bristol: Bristol University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvs89dd3

MURRAY, R. & CAULIER-GRICE, J. & MULGAN, G. The Open Book of Social Innovation. London: National endowment for science, technology and the art, 2010.

NICOLESCU, B. Multidisciplinarity, Interdisciplinarity, Indisciplinarity, and Transdisciplinarity: Similarities and Differences 1. RCC Perspectives, n. 2, p. 61–68, 2014.

PHILLS, J. & DEIGLMEIER, K. & MILLER, D. Rediscovering Social Innovation. Stanford Social Innovation Review, v. 6, n. 4, p. 34–43, 2008.

POZZEBON, M. & TELLO-ROZAS, S. & HECK, I. The transformative paths of social technologies: influences back and forth between quebec and south america. p. 18–20, 2017. In: Conferencia Regional de ISTR para América Latina y el Caribe, 11., 2017, Quito. Anais [...]. Quito: Conferencia Regional de ISTR para América Latina y el Caribe, 2017.

RODRIGUES, L. L & PRATA, M. S. & BEATRIZ, T. & BATALHA, S. & COSTA, A. & NETO, F. P. CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, v. 1, n. 2, p. 141–148, 2013.

SHOKLEY, G. The International Handbook on Social Innovation: Collective Action, Social Learning and Transdisciplinary Research, edited by Frank Moulaert, Diana MacCallum, Abid Mehmood, annovyd Abdelillah Hamdouch. 2013. Cheltenham, UK and Northampton, Massachusetts: Edward Elgar. 500+ xxii. ISBN: 978-1-84980-998-6, 216p. Journal of Regional Science, v. 55, n. 1, p. 150–152, 2015. DOI: https://doi.org/10.1111/jors.12180

TORLIG, E. G. DA S. & RESENDE JUNIOR, P. C. Uma discussão sobre o papel das universidades nos ecossistemas de inovação. 2018. In: Tourism & Management Studies Conference, 2018, Algarve. Anais [...]. Algarve: Tourism & Management Studies Conference, 2018.

UFRGS. RESOLUÇÃO No 75/2019 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS – CEPE. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cepe/resolucao-no-75-2019-de-04-12-2019>. Acesso em: 19 jan. 2021.

UFRGS. UFRGS em números. Disponível em: <https://www1.ufrgs.br/paineldedados/ufrgs_numeros.html#Extensao>. Acesso em: 9 dez. 2020a.

UFRGS. Catálogo de Ações de Extensão. Disponível em: <https://www1.ufrgs.br/extensao/catalogo/catalogo.php>. Acesso em: 30 maio. 2020b.

ZUCOLOTO, G. F. & RESPONDOVESK, W. Inovação com impacto social: afinal, do que falamos? Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), n. Radar no 57, p. 13–17, 2018.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Creative Commons

Downloads

Não há dados estatísticos.