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Ensino e Pesquisa em Propriedade Intelectual no Brasil
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Palavras-chave

Propriedade intelectual. Inovação. Desenvolvimento. Ensino. Pesquisa.

Como Citar

AMORIM-BORHER, Maria Beatriz; ÁVILA, Jorge de P. C.; CASTRO, Ana Célia; CHAMAS, Claudia Inês; CARVALHO, Sergio Medeiros Paulino de. Ensino e Pesquisa em Propriedade Intelectual no Brasil. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 281–310, 2009. DOI: 10.20396/rbi.v6i2.8648949. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648949. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a recente expansão das atividades de ensino e pesquisa em propriedade intelectual no Brasil. O dinamismo da pesquisa acadêmica brasileira, com crescente inserção internacional pela publicação de artigos em revistas indexadas e pela formação de redes, tem como conseqüência expressiva demanda por profissionais capazes de lidar com o ambiente complexo e multidisciplinar da propriedade intelectual, nos setores governamentais (ministérios, universidades, instituições de pesquisa, agências reguladoras, Judiciário, Legislativo, etc.) e não-governamentais (empresas privadas, ONGs, escritórios de advocacia, etc.). O desafio é formar esses profissionais e possibilitar o desenvolvimento de modelos de interpretação e aplicação da propriedade intelectual compatíveis com economias crescentemente baseadas no desenvolvimento tecnológico. Há evidências do uso crescente da perspectiva interdisciplinar para a análise do tema propriedade intelectual, que é uma abordagem academicamente bastante desafiadora.
https://doi.org/10.20396/rbi.v6i2.8648949
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