Apresentação

  • Eduardo Sterzi Universidade Estadual de Campinas
  • Marcos Siscar Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Apresentação

Resumo

Em 2012, o Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária da Unicamp iniciou um acordo de cooperação (PROCAD-CNPq/Casadinho-CAPES) com o Programa de Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo ainda como parceiro o Programa de Ciência da Literatura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No âmbito desse convênio, configurou-se um grupo de pesquisa que vem trabalhando concentradamente com questões de poesia e que, apesar da variedade de perspectivas dos diferentes trabalhos, tem apontado para interesses comuns que provavelmente traduzem amplas demandas contemporâneas relacionadas ao poético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Sterzi, Universidade Estadual de Campinas
O pesquisador é a favor da manutenção e valorização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e, por não reconhecer como legítimo o governo golpista de Michel Temer, coloca-se ao lado dos que exigem o retorno do Brasil à normalidade democrática. Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia medieval, poesia brasileira moderna e contemporânea, crítica, teoria e história literária, Dante Alighieri, Gianfranco Contini, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Augusto de Campos. Desde 2012, é professor de Teoria e História Literária no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.
Marcos Siscar, Universidade Estadual de Campinas
Marcos Siscar concluiu graduação em Letras pela Unicamp (1987), mestrado em Teoria Literária pela Unicamp (1991), D.E.A. em Texte Imaginaire Société pela Université de Paris 8 (1992), doutorado em Littérature Française pela Université de Paris 8 (1995), com Pós-Doutorados na École des Hautes Etudes em Sciences Sociales (2003), Collège International de Philosophie (2008) e Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2015). É livre-docente em Teoria da Literatura pela Unesp ? São José do Rio Preto (2005), onde foi docente de 1996 a 2009. Atualmente, é professor (MS 5-3) do Departamento de Teoria Literária da Unicamp e pesquisador PQ/CNPq (desde 1999). Foi coordenador (1999-2001) e vice-coordenador (2001-2007) de Pós-graduação na Unesp, e coordenador de Pós-graduação na Unicamp (2010-2014), tendo sido responsável por diversos convênios interinstitucionais (Minter, Dinter, Procad). Fez parte do comitê de avaliação da área de Letras da CAPES, de 2001 a 2004, e 2015. Coordena, desde 1999, o GRECC (Grupo de Estudos em Crítica Contemporânea). É assessor ad hoc das principais instituições de fomento à pesquisa no Brasil. Foi editor da Revista de Letras (Unesp) e da revista Inimigo Rumor. Fez parte do conselho editorial da coleção Às de Colete (Cosac Naify / 7Letras). É atualmente um dos editores da revista Remate de Males (Unicamp). Faz parte do comitê editorial de revistas como Alea (UFRJ), Aletria (UFMG), Estudios Portugueses & Brasileños (Salamanca), Revista de Letras (Unesp), TextoPoético (GT Anpoll), Gragoatá (UFF), Boletim de Pesquisa NELIC (UFSC), e do Conselho Editorial da coleção Ciranda da Poesia (Eduerj) e Coleção Passagens (Dobra). 
Publicado
2014-04-30
Como Citar
Sterzi, E., & Siscar, M. (2014). Apresentação. Remate De Males, 34(1), 1-2. https://doi.org/10.20396/remate.v34i1.8635828