Resumo
O imigrante austríaco Otto Maria Carpeaux (1900-1978) permanece célebre no Brasil come médiador, crítico literário e journalista político fortemente oposto, durante os anos 60, ao regime militar e a seus aliados norte-americanos. Autor de uma obra considerável, este comparatista selvagem compôs uma História da literatura occidental (1959-64) em oito volumes, muito pouco conhecida fora dos países lusófonos. Mudando seu verdadeiro nome, Otto Karpfen, este intelectual judeu converteu-se em Viena ao catolicismo e foi um ativo partidário do regime clérico-fascista dos chanceleres Dollfuß e Schuschnigg antes de emigrar, em 1938, para a Bélgica e posteriormente para o Brasil. É no exílio latino-americano que encontrou seu caminho, como ensaísta, no discurso sobre a literatura e que se inclinou para a esquerda radical.
Seguindo-se a um necrólogo pouco respeitoso que Carpeaux publicou após o falecimento de Romain Rolland, explodiu uma controvérsia muito viva ente janeiro e maio de 1944, que polarizou por muitos meses os meios intelectuais brasileiros, divididos entre apoiadores e detratores de Carpeaux. Defendido por Alvaro Lins, Carpeaux foi especialmente atacado por Dalcídio Jurandir, Oswald de Andrade, Carlos Lacerda, Guilherme Figuereido e Genolino Amado. Mas são três artigos hostis de Georges Bernanos, fortemente marcados de antisemitismo, e publicados em O Jornal no começo de 1944, que obtiveram o maior impacto. O autor de Chemin de la Croix-des-Âmes critica aí a suposta galofobia de Carpeaux, apresentado então como um divulgador do fascismo. O interessado respondeu firmemente e a história da primeira república austríaca esteve assim bem presente no debate sobre o « caso Carpeaux », bem como o lugar do modelo francês que o autor vienense esforçava-se para relativizar nos suplementos literários da imprensa brasileira. São estes ocorridos, principalmente sob seu prisma político, que este estudo pretende analisar.
Referências
AMADO, Genolino. Da confusão ao terrorismo literarario . In: Diário de Notícias, 30 avril 1944.
ANDRADE, Mario de. Cartas de Mário de Andrade a Alvaro Lins. Rio: José Olympio, 1983.
ANDRADE, Mario de. Cartas a Murilo Miranda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
ANDRADE, Mario de. Lettre inédite à Moacyr Werneck de Castro du 23 février 1944, Archives Moacyr Werneck de Castro.
ANDRADE, Oswald de. A grande lição. Correio da Manhã, 20 février 1944, p. 44.
ANDRADE, Oswald de. O caminho percorrido. In : Ponta da Lança. Rio, 1971.
BERNANOS, Georges. Essais et écrits de combat II, éd. Michel ESTÈVE. Paris : Gallimard, 1995.
CARPEAUX, Otto Maria. Wege nach Rom. Abenteuer, Sturz und Sieg des Geistes. Vienne-Leipzig: Reinhold Verlag, 1934.
CARPEAUX, Otto Maria. Österreichs europäische Sendung. Ein außenpolitischer Überblick. Vienne : Reinhold, 1935.
[CARPEAUX, Otto Maria] sous le pseudonyme Leopold WIESINGER. Van Habsburg tot Hitler. Anvers/Bilthoven : Orbis/ De Gemeenschap, 1938.
CARPEAUX, Otto Maria. Lettre inédite à Wilson Martins du 14 mars 1943a. Archives Museu da Literatura, Fundação Casa de Rui Barbosa.
CARPEAUX, Otto Maria. A morte de Romain Rolland . Revista do Brasil. Décembre 1943b, p. 108-109 et Diretrizes. 17 février 1944, p. l5.
CARPEAUX, Otto Maria. Disciplina do espírito . In : O Jornal, 13 février 1944a.
CARPEAUX, Otto Maria. Discussão e terrorismo .In : O Jornal, 16. Avril 1944b.
CARPEAUX, Otto Maria. Lettres inédites à Gilberto Freyre, 1944c. Archives Gilberto Freyre, Recife.
CARPEAUX, Otto Maria. Lettres et télégrammes inédits à Carlos Drummond de Andrade. Archives Carlos Drummon de Andrade, Museu da Literatura, Fundação Casa de Rui Barbosa.
CARPEAUX, Otto Maria. Vinte e cinco anos de Literatura. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1968.
CARPEAUX, Otto Maria. Reflexo e realidade. Rio de Janeiro: Fontana, 1978.
COLLECTIF. Em desagravo à memória de Romain Rolland. In: Diretrizes, 9 mars 1944.
FIGUEIREDO, Guilherme. Cobras e Lagartos. Rodapés de Crítica Literária (1943-1945). Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.
FURTADO KESTLER, Izabel Maria. Die Exilliteratur und das Exil der deutschsprachigen Schriftsteller und Publizisten in Brasilien. Francfort/Main et Vienne: Lang, 1992.
JURANDIR, Dalcídio. Mais respeito a Romain Rolland . Diretrizes, 17 février 1944, p. 15, 18 et 22.
LACERDA, Carlos. O complexo do Barril de Pólvora. O sr. O. M. Carpeaux, gênio balcânico . In: Diário carioca. 23 avril 1944.
LINS, Alvaro. Um novo companheiro. A glória e seus mal-entendidos . In: Jornal de crítica. 4ª série. Rio de Janeiro: José Olympio, 1946.
MILLIET, Sergio. Diário Crítico (1944), vol. II. São Paulo : Livraria Martins, 19812, p. 64-67.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Gallophilie et gallophobie dans la culture brésilienne (XIXe et XXe siècles). In : Katia de QUEIROS-MATTOSO (dir.). Modèles politiques et culturels au Brésil: emprunts, adaptations, rejets, XIXe et XXe siècles, Paris : Presses de la Sorbonne, 2003, p. 23-54.
PFERSMANN, Andréas. Exilland Brasilien. Aperçu zur literarischen Emigration. In : Friedrich STADLER (dir.), Vertriebene Vernunft II. Emigration und Exil österreichischer Wissenschaft. Vienne/Münich: Jugend und Volk, 1988, p. 1012-1016.
PFERSMANN, Andréas. Incipit Hitler. Un idéologue, un romancier et un polémiste autrichiens face aux débuts du 3e Reich. In : Félix KREISSLER (dir.). L’Autriche 1867-1938. Naissance d’une identité culturelle (Études Autrichiennes publiées par le Centre d’Études et de Recherches Autrichiennes/ Publications de l’Université de Rouen n° 178). Rouen : PUR, 1992, p. 97-106.
PFERSMANN, Andréas. Brasilien. In : Alisa DOUER/Ursula SEEBER (dir.). Wie weit ist Wien. Lateinamerika als Exil für österreichische Schriftsteller und Künstler. Vienne: Picus, 1995, pp. 89-93 et 96-99.
VENTURA, Mauro Souza. De Karfpen a Carpeaux. Formação política et interpretação literária na obra do crítico autriaco-brasileiro, Rio de Janeiro: Topbooks, 2002.
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.