Publicações

Autores

  • Gregório Dantas Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Teoria Literária. Crítica literária.

Resumo

-

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gregório Dantas, Universidade Federal da Grande Dourados

Prof. da UFGD

Referências

LIVROS DE ENSAIOS

ARÊAS, Vilma. Clarice Lispector com a ponta dos dedos. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

ARÊAS, Vilma. Iniciação à comédia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

ARÊAS, Vilma. Na tapera de Santa Cruz – uma leitura de Martins Pena. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

ARÊAS, Vilma. A cicatriz e o verbo – análise da obra romanesca de Augusto Abelaira. Rio de Janeiro: Casa da Medalha, 1972.

LIVROS DE FICÇÃO

ARÊAS, Vilma. Trouxa frouxa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

ARÊAS, Vilma. A terceira perna. São Paulo: Brasiliense, 1992.

ARÊAS, Vilma. Aos trancos e relâmpagos. São Paulo: Scipione, 1988. (Traduzido como A golpes de relámpago, por Ofelia Castillo. Buenos Aires: Libros del Quirquincho, 1991).

ARÊAS, Vilma. Partidas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

ORGANIZAÇÕES E TRADUÇÕES

ARÊAS, Vilma. ARÊAS, Vilma (Org). Poemas escolhidos de Sophia de Mello Breyner Andresen. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

GINZBURG, Natalia. Un Matrimonio in Provincia, de Natalia Ginzburg. Tradução Vilma Arêas. Ficções, São Paulo, n. 11, 1º sem. 2003.

ARÊAS, Vilma; AMOROSO, Maria Betânia; PRADO, Antonio Arnoni (org.) Remate de Males. IEL 25 anos, Campinas, n. 22, 2002.

ARÊAS, Vilma; AMOROSO, Maria Betânia; PRADO, Antonio Arnoni. (org.) Remate de Males. Murilo Mendes, Campinas, n. 21, 2001.

ARÊAS, Vilma; PRADO, Antonio Arnoni; RIGATTO, Fábio (org.) Remate de Males, Campinas, n. 20, 2000.

ARÊAS, Vilma; FARIA, João Roberto; AGUIAR, Flávio (org). Décio de Almeida Prado: um Homem de Teatro. São Paulo: FAPESP: EDUSP , 1997.

CACASO. Não quero prosa. Organização de Vilma Arêas. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ; Campinas-SP: Editora da Unicamp, 1997.

BRONTË, Emily. O morro dos ventos uivantes. Tradução e adaptação de Vilma Arêas. São Paulo: Scipione, 1990.

ARÊAS, Vilma; WALDMAN, Berta (org). Remate de Males. Clarice Lispector, Campinas, n. 9, 1989.

CAPÍTULOS DE LIVROS

ARÊAS, Vilma. No espelho do palco. In: LOPES, Luiz Paulo da Moita; DURÃO, Fábio Akcelrud; ROCHA, Roberto Ferreira da. Performances – estudos de literatura em homenagem a Marlene Soares dos Santos. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2007.

ARÊAS, Vilma; FORUZATO, Fábio Dobashi. Uma poética da morbidez (posfácio). In: RUBIÃO, Murilo. O homem do boné cinzento e outros contos. Organização de Huberto Werneck. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

ARÊAS, Vilma. A prosa de Arlindo Barbeitos e o estilo misturado do colonialismo. In: CHAVES, Rita; MACEDO, Tânia (org). Marcas da diferença: as literaturas africanas de língua portuguesa. São Paulo: Alameda, 2006.

ARÊAS, Vilma. Prefácio. In: VENÂNCIO, Maria Thereza da Silva. Durante a Travessia - memórias e histórias da Faculdade de Filosofia de Campos. Campos: Editora da Faculdade de Filosofia de Campos, 2006.

ARÊAS, Vilma. Prefácio. In: OLIVEIRA, Valdeci Batista de Melo. Figurações da donzela-guerreira – Luzia-Homem e Dona Guidinha do Poço. São Paulo: Annablume, 2005.

ARÊAS, Vilma. O resto da metafísica. In: FILIZOLA, Anamaria; CARDOSO, Patrícia da Silva; MOTA, Paulo (org). Verdade, amor, razão, merecimento. Curitiba: UFPR, 2005.

ARÊAS, Vilma. Helder Macedo: uma espécie de música. In: RIBEIRO, Margarida Calafate; CERDEIRA, Teresa Cristina; PERKINS, Juliet; ROTHWELL, Phillip (org). A primavera toda para ti – homenagem a Helder Macedo. Lisboa: Presença, 2004.

ARÊAS, Vilma. Sophia: clássica e anticlássica. In: ARÊAS, Vilma (org). Poemas escolhidos de Sophia de Mello Breyner Andresen. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ARÊAS, Vilma. Apresentação. In: VOLPATO, Cadão. Questionário. São Paulo: Iluminuras, 2004.

ARÊAS, Vilma. Narrativas in extremis. In: ABDALA, Benjamin Abdala; FANTINI, Marli (Org.). Portos Flutuantes – trânsitos ibero-afro-americanos. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004 (Publicado anteriormente em Literatura e sociedade, São Paulo, n. 8, 2005).

ARÊAS, Vilma; OSAKABE, Haquira. Partes de si e dos outros (entrevista com Helder Macedo). In: CERDEIRA, Teresa Cristina (org). Helder Macedo – A experiência das fronteiras. Niterói, RJ: EdUFF, 2002.

ARÊAS, Vilma. Pedro e Paula - Partidas e contrapartidas. In: CERDEIRA, Teresa Cristina (Org). Helder Macedo – A experiência das fronteiras. Niterói, RJ: EdUFF, 2002 (publicado anteriormente em Estudos Portugueses e Africanos, Campinas, n. 32, jul-dez 1998).

ARÊAS, Vilma. Em forma de fivela. In: CERDEIRA, Teresa Cristina (Org). Helder Macedo – A experiência das fronteiras. Niterói, RJ: EdUFF, 2002 (publicado anteriormente em Remate de Males, Campinas, n. 12, 1992).

ARÊAS, Vilma. A ficção contemporânea no Brasil. In: CALDAS, Alcides S.; RODRIGUEZ, José Luís; VIEIRA, Yara F.; VILLARINO, M. Carmen (editores). Brasil: 500 anos depois. A Coruña: Deputación Provincial da Coruña, Universidad de Santiago de Compostela, 2002.

ARÊAS, Vilma. “Honra e Paixão” (Eça de Queiroz) versus “Passion et Vertu” (Flaubert). In: MARGATO, Izabel (org). Figuras da Lusofonia - Cleonice Berardinelli. Lisboa: Instituto Camões, 2002.

ARÊAS, Vilma. Prefácio. In: BUENO, Aparecida de Fátima. O poeta no labirinto – a construção do personagem em O ano da morte de Ricardo Reis. Viçosa: Editora da Universidade Federal de Viçosa, 2002.

ARÊAS, Vilma. Apresentação. In: ALVIM, Francisco. Elefante. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

ARÊAS, Vilma. Tolstoi e Guimarães Rosa: anotações. In: DUARTE, Lélia Parreira; ALVES, Maria Theresa Abelha (org). Outras margens – estudos da obra de Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

ARÊAS, Vilma. O texto no tempo (prefácio). In: SANTOS, Cássia dos. Polêmica e controvérsia em Lúcio Cardoso. Campinas-SP: Mercado de Letras-Fapesp, 2001.

ARÊAS, Vilma. Eça e melancolia. In: BERRINI, Beatriz (Org). A ilustre casa de Ramires – Cem anos. São Paulo: EDUC-Fapesp, 2000.

ARÊAS, Vilma. Augusto Abelaira – a construção. In: SILVEIRA, Jorge Fernandes da (org.). Escrever a Casa Portuguesa. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999.

ARÊAS, Vilma. Ficções da vida danificada (prefácio). In: ABELAIRA, Augusto. Bolor. Rio de Janeiro: Lacerda, 1999.

ARÊAS, Vilma. Infinitas histórias infinitamente ramificadas. In: BERRINI, Beatriz (org). José Saramago – uma homenagem. São Paulo: EDUC-Fapesp, 1999.

ARÊAS, Vilma. Eça de Queiroz no País dos Espelhos. In: QUEIRÓS, Eça de. A relíquia. São Paulo: Ática, 1999.

ARÊAS, Vilma. Geografia perversa. In: ROSENBAUM, Yudith. Metamorfoses do mal – uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Edusp, 2006.

ARÊAS, Vilma. Voi che sapete che cosa è l’amore. In: IANNONE, Carlos Alberto; GOBBI, Márcia V. Zamboni; JUNQUEIRA, Renata Soares. Sobre as naus da iniciação – estudos portugueses de literatura e história. São Paulo: Fundação Editora da UNESP , 1998.

ARÊAS, Vilma. Resumo de Ana: uma novela de Modesto Carone. In: PEREIRA, Mário Eduardo Costa (org). Leituras de psicanálise: estéticas da exclusão. Campinas-SP: Mercado de Letras-Associação de Leitura do Brasil, 1998.

ARÊAS, Vilma. Peças avulsas (recortes de jornal colecionados por Clarice – Casa de Rui Barbosa). In: O mestre. Lisboa: Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes; São Paulo: Edusp, 1997.

ARÊAS, Vilma. Pessoas e personagens e Traços biobliográficos de Décio de Almeida Prado. In: ARÊAS, Vilma; FARIA, João Roberto; AGUIAR, Flávio (org). Décio de Almeida Prado: um homem de teatro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.

ARÊAS, Vilma. O direito de errar (prefácio). In: CACASO. Não quero prosa. Organização de Vilma Arêas. Rio de Janeiro-Campinas: Editora da Unicamp-Editora da UFRJ, 1997.

ARÊAS, Vilma. Curvas e quinas da poesia romântica (prefácio). In: CAMILO, Vagner. Risos entre pares – poesia e humor românticos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo-Fapesp, 1997.

ARÊAS, Vilma. Em torno de Teolinda Gersão e Clarice Lispector. In: SANTOS, Gilda; SILVEIRA, Jorge Fernandes da; CERDEIRA, Teresa Cristina (orgs). Cleonice clara em sua geração. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1995 (Também publicado nos Anais do XIV Encontro de Professores. Universitários. Brasileiros de Literatura Portuguesa. Porto Alegre: Edipuc, 1994).

ARÊAS, Vilma. Clarice Lispector. In: Pizarro, Ana (org). América Latina, palavra, literatura e cultura. São Paulo-Campinas: Editora da Unicamp-Memorial, 1995.

ARÊAS, Vilma. Convenção e expressão em Graciliano Ramos e Clarice Lispector. In: DUARTE, E. de Assis (org). Graciliano revisitado. Natal: Editora da UFRN, 1995.

ARÊAS, Vilma. Verbete sobre Clarice Lispector. In: Diccionario Enciclopédico de las Letras de América Latina (DELAL). Caracas: Biblioteca Ayacucho, Monte Avila Editores Latinoamericana, 1995.

ARÊAS, Vilma. Anotações sobre o drama-em-texto de Sá Carneiro. In: DUARTE, Lélia Parreira (coord). Anais da Semana de Estudos Mário de Sá-Carneiro. Belo Horizonte: Centro de Estudos Portugueses, FALE/UFMG, 1994.

ARÊAS, Vilma. Em torno do cronista Pena. In: CANDIDO, Antonio [et al.]. A crônica – o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas-Rio de Janeiro: Editora da Unicamp-Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

ARÊAS, Vilma. Introducción a Clarice. El imaginário judio en la literatura de América Latina. Buenos Aires: Shalon, 1990.

ARÊAS, Vilma. No espelho do palco. In: SCHWARZ, Roberto (org) .Os pobres da literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983.

ENSAIOS, RESENHAS E ENTREVISTAS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

ARÊAS, Vilma. Estante. Trópico, 25 jan. 2006. Disponível em: < http://p.php.uol.com.br/tropico/

html/textos/2703,1.shl>. Acesso em: 01 jul. 2007.

ARÊAS, Vilma. A comédia no romantismo brasileiro. Novos estudos - Cebrap, São Paulo, n. 76, nov. 2006.

ARÊAS, Vilma. Mistério desentranhado e Depoimento. In: FERNANDES, Maria da Penha Campos (coord). História(s) da literatura – Actas do 1º Congresso Internacional de Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas. Coimbra: Almedina, 2005.

ARÊAS, Vilma. O grotesco imobilizado. Folha de S. Paulo, São Paulo, 4 dez. 2005, Caderno Mais!.

ARÊAS, Vilma. Metamorfoses. Rodapé - Crítica de Literatura Brasileira Contemporânea. São Paulo: Nankin Editorial, n. 3, nov. 2004.

ARÊAS, Vilma. Bichos e flores da adversidade. Cadernos de Literatura Brasileira – Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Sales, n. 17/18, 2004.

ARÊAS, Vilma. Anchieta e Gil Vicente - linhas de prumo, linhas de flutuação. Semear - Revista da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses. Rio de Janeiro: PUCRio, v . 8, 2003.

ARÊAS, Vilma. Nosso costado judaico. Novos Estudos - Cebrap, São Paulo, n. 66, jul. 2003.

ARÊAS, Vilma. Segredo Traído. Reportagem, n. 41, fev. 2003.

ARÊAS, Vilma. Jogo de contrários. Remate de Males, Campinas, n. 22, 2002.

ARÊAS, Vilma. Três vezes Um. Estudios Portugueses - Revista de Filología Portuguesa. Salamanca, Vol. 1, Fac. 2, 2002 (publicado anteriormente como Três vezes Um – apontamento. Remate de Males. Campinas, n. 21, 2001).

ARÊAS, Vilma. No centenário de Carlos Drummond de Andrade. Colóquio/Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 161/162, jul/dez. 2002.

ARÊAS, Vilma. João Roberto Faria, Idéias teatrais: o século XIX no Brasil. Luso-Brazilian Review. Madison: University of Winconsin-Madison, 2002.

ARÊAS, Vilma. Um Murilograma Crítico. Anais do VIII Congresso Internacional Abralic 2002. Belo Horizonte, 2002.

ARÊAS, Vilma. Um lugar do tamanho do mundo – tempos e espaços na ficção de João Guimarães Rosa, de Ettore Finazzi-Agrò. Scripta. Belo Horizonte: PUC-Minas, v . 5. n. 10, 1o sem. 2002.

ARÊAS, Vilma. Narrativas de la experiência: aproximación a A hora da estrela (Clarice Lispector), O motor da luz (José Almino), A doença, uma experiência (Jean-Claude Bernardet) y Resumo de Ana (Modesto Carone). La narrativa em lengua portuguesa de los últimos cincuenta anos. Madri: Universidad Complutense, 2001.

ARÊAS, Vilma. Almanaque da melancolia. Folha de S. Paulo, 6 maio 2001, Caderno Mais!

ARÊAS, Vilma. Enredos. Folha de S. Paulo, 11 ago. 2001, Jornal de Resenhas.

ARÊAS, Vilma. O nu e o vestido (Certa figuração na poesia de José de Anchieta. SARAIVA, Arnaldo; TOPA, Francisco (org). Literatura Brasileira em Questão – Actas do II Congresso Português de Literatura Brasileira. Porto, 2000.

ARÊAS, Vilma. A ficção de Rodrigo Naves. Veredas - Revista da Associação Internacional de Lusitanistas. Porto: Fundação Eng. António de Almeida, n. 3, 2001 (publicado anteriormente como Além do princípio da superfície. Novos Estudos – Cebrap, São Paulo, 54, jul. 1999).

ARÊAS, Vilma. Semelhantes e opostos. Estado de Minas, 25 ago. 2001, Caderno Pensar.

ARÊAS, Vilma. Caminhos de Natália. Folha de S. Paulo, 8 jan. 2000, Jornal de Resenhas.

ARÊAS, Vilma. Machado e Garrett: (des)concerto para violoncelo e cavaquinho. Scripta. Belo Horizonte: PUC-Minas, v . 3. n. 6, 1o sem. 2000.

ARÊAS, Vilma. Anchieta: linhas e possibilidades críticas no Brasil. In: Actas do Congresso Internacional Anchieta em Coimbra – Colégio das Artes da Universidade (1548-1998). Porto: Fundação Eng. António de Almeida, 2000.

ARÊAS, Vilma. Um Primo Basílio da Perifeira. Veredas — Revista da Associação Internacional de Lusitanistas. Porto: Fundação Eng. António de Almeida, n. 2, dez. 1999.

ARÊAS, Vilma. Portugal no Modernismo Brasileiro. Olhares modernistas. Lisboa: Comissão Nacional para Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2000.

ARÊAS, Vilma. Anchieta (verbete). Diccionario de Poesía Iberoamericana. Coord. Ricardo de la Fuente y Joanna Courteau. Valladolid: Colegio de España, 2000.

ARÊAS, Vilma. Dois romances da experiência. Via Atlântica, São Paulo, n. 3, 1999.

ARÊAS, Vilma. Memorial das íntimas ocorrências. Folha de S. Paulo, São Paulo, 13 mar. 1999, Jornal de Resenhas.

ARÊAS, Vilma. Chorinhos de um retratista (improviso). Remate de Males, Campinas, n. 19, 1999.

ARÊAS, Vilma. Fiama e Camões. Revista Camoniana, São Paulo, n. 10, 1998.

ARÊAS, Vilma. A memória ficcional de Pedro Nava. Folha de S. Paulo, 30 ago. 1998, Caderno Mais!.

ARÊAS, Vilma. Errando nas quinas da Cidade de Deus. Praga, estudos marxistas. São Paulo: Editora Hucitec, n. 5, maio 1998.

ARÊAS, Vilma. Um Contrafactum de Anchieta. Actas do V Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas. Oxford-Coimbra: Oxford University-Associação Internacional de Lusitanistas, 1998.

ARÊAS, Vilma. Children’s corner. Revista USP, n. 36, dez. 1997 /fev. 1998.

ARÊAS, Vilma. Rachel: o ouro e a prata da casa. Cadernos de Literatura Brasileira, São Paulo: Instituto Moreira Salles, v . 4, 1997.

ARÊAS, Vilma. A idéia e a forma: A ficção de Modesto Carone. Novos Estudos - Cebrap, São Paulo, n. 49, nov. 1997.

ARÊAS, Vilma. Caudal histórico-crítico- sobre Folhetim, de M. Meyer. Novos Estudos - Cebrap, n. 47, mar. 1997.

ARÊAS, Vilma. O escritor contra a língua. Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 maio 1997.

ARÊAS, Vilma. Capitu e Helena Morley. O Estado de São Paulo, São Paulo, 28 jun. 1997, Caderno 2.

ARÊAS, Vilma. Ficção de Eça. O Estado de São Paulo, São Paulo, 12 abr. 1997, Caderno 2.

ARÊAS, Vilma. Con la punta de los dedos. Anthropos – extra 2. Coord. Elena Losada Saer, Antonio Maura e Wagner Novaes. Barcelona, 1997.

ARÊAS, Vilma. Caco de vidro jóia rara. Scripta. Belo Horizonte: PUC-Minas, vol. 1, n. 1, 2º sem. 1997.

ARÊAS, Vilma. Livro é súmula de produção teórica do ensaísta - sobre Seres, coisas e lugares, de Décio de Almeida Prado. O Estado de São Paulo, Cultura, 9 ago. 1997.

ARÊAS, Vilma. Rir para não esquecer (entrevista). Revista da UNESP, Araraquara-SP , v . 01 jun. 1996.

ARÊAS, Vilma. Resumo de Ana: uma novela de Modesto Carone. Letterature d’America. Roma: Bulzoni Editore, Ano XVI, n. 66, 1996.

ARÊAS, Vilma. Fuscos os Pássaros. Linguamar. Rio de Janeiro: Funarte, 1996.

ARÊAS, Vilma. A crítica viva de Décio de Almeida Prado. Revista USP, São Paulo, n. 30, jun./ ago. 1996.

ARÊAS, Vilma. Prólogo entre comillas. El Urogallo. Especial Formas del mistério - La mujer en la cultura brasileña, Madrid, n. 110/11, Jul./ago. 1995 (Também publicado em Cahiers du Brésil Contemporain, Paris, 1998).

ARÊAS, Vilma. Crônica das Desventuras de Terteão no Paraíso Terreal. Leitura: Teoria e Prática. São Paulo: Mercado Aberto; ALB –Revista da Associação de Leitura do Brasil, 14 dez. 1995.

ARÊAS, Vilma. Campos de Carvalho e sua Arte Bruta. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 17 jun. 1995, Suplemento Cultura.

ARÊAS, Vilma. Miguel Torga, Orfeu rebelde. Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 jan. 1995.

ARÊAS, Vilma. Biografia Feminista tem tom de mea-culpa. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 9 out. 1994.

ARÊAS, Vilma. Contos Simplificam o Universo Feminino. Estado de São Paulo, São Paulo, 24 set. 1994.

ARÊAS, Vilma. Um hino à alegria. Revista USP, São Paulo, n. 16. dez. 1992/fev. 1993.

ARÊAS, Vilma. Água na água. Estudos Portugueses e Africanos, Campinas, n. 19, jan./jun. 1992.

ARÊAS, Vilma. Viagem na selva do imaginário nacional. Jornal da Tarde, São Paulo,, 16 maio 1992.

ARÊAS, Vilma. Nas asas do lúdico. Jornal da Tarde, São Paulo, 4 abr.1992.

ARÊAS, Vilma. Um pequeno-burguês vê o regime militar. Folha de São Paulo, São Paulo, 01 dez. 1991, Suplemento Letras.

ARÊAS, Vilma. A caligrafia do tempo (observações sobre Antônio José ou O poeta e a Inquisição, de Domingos José Gonçalves de Magalhães). Estudos Portugueses e Africanos. Campinas, n. 18, jul./dez. 1991.

ARÊAS, Vilma. Jesus, marionete do diabo. Estado de São Paulo, São Paulo, 16 nov. 1991.

ARÊAS, Vilma. O sexo dos Clowns. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 104, jan./mar. 1991.

ARÊAS, Vilma. Em tom menor. Remate de Males. Campinas, n. 11, 1991.

ARÊAS, Vilma. Figurações do Feminino em Luzia-Homem. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 101, abr./jun., 1990.

ARÊAS, Vilma. Mário de Sá-Carneiro. Atas do XIII Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa - Singularidades de uma Cultura Plural. Rio de Janeiro, UFRJ, 1990.

ARÊAS, Vilma. Conforme a técnica dos pássaros. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 dez. 1989, Suplemento Idéias.

ARÊAS, Vilma; WALDMAN, Berta. Hilda Hilst: o excesso em dois registros. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 7 out. 1989, Suplemento Idéias.

ARÊAS, Vilma. Dois poetas cariocas na berlinda. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 5 ago. 1989, Suplemento Idéias.

ARÊAS, Vilma. Clarice Lispector na armadilha do sucesso. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 10 jun. 1989, Suplemento Idéias.

ARÊAS, Vilma. O vinho maduro de José Saramago. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 15 abr. 1989, Suplemento Idéias.

ARÊAS, Vilma. Uma leitura de Sá Carneiro. Estudos Portugueses e Africanos. Campinas, n. 4, 1984.

ARÊAS, Vilma, WALDMAN, Berta. Eppur, si muove. ARÊAS, Vilma, WALDMAN, Berta (org). Remate de Males. Campinas, n. 9, 1989.

ARÊAS, Vilma. Un poco de sangre (observaciones sobre A hora da estrela de Clarice Lispector”. In: Escritura – teoría y crítica literárias, Caracas: Facultad de Humanidades y Educación, Universidade Central de Venezuela, n. 28, jul./dez. 1989.

ARÊAS, Vilma. (org). Ressonâncias poéticas de Pessoa. Remate de Males. Campinas, n. 8, 1988.

ARÊAS, Vilma. Mendes Pinto, Camões e Machado: anotações de bordo. Estudos Portugueses e Africanos. Campinas, n. 11, jan./jun. 1988.

ARÊAS, Vilma. Céu, Inferno. Jornal da Tarde, São Paulo, jun. 1988.

ARÊAS, Vilma. Branco como o mel. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 abr. 1988, Suplemento Folhetim.

ARÊAS, Vilma. Convenção e expressão em Graciliano Ramos e Clarice Lispector. Anais do I Congresso Abralic - Associação Brasileira de Literatura Comparada, Porto Alegre, UFRGS, jun. 1988.

ARÊAS, Vilma. A moralidade da forma. Suplemento literário de Minas Gerais (Org. de Nádia Batella Gotlib), Belo Horizonte, 19 dez. 1987.

ARÊAS, Vilma. As mil-e-duas noites. Remate de Males. Campinas, n. 7, 1987.

ARÊAS, Vilma. Fernando Pessoa na poesia brasileira. Atas do III Congresso Internacional de Estudos Pessoanos (Lisboa, 1985). Porto: Centro de Estudos Pessoanos, 1985.

ARÊAS, Vilma. Uma epopéia para vozes - A Ode Marítima de Fernando Pessoa. Atas do II Congresso Internacional de Estudos Pessoanos (Nashville, 1983). Porto: Centro de Estudos Pessoanos, 1985.

ARÊAS, Vilma. O sotaque arrastado da vanguarda olvidada. Folha de S. Paulo, São Paulo, 24 fev. 1985.

ARÊAS, Vilma. A dialética da camuflagem nas obras do Diabinho da mão furada. Colóquio/ Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 81, set. 1984.

ARÊAS, Vilma. As revelações da história. Folha de São Paulo, São Paulo, 26 ago. 1984.

ARÊAS, Vilma. A lúcida vingança de Wendel. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 mar. 1984.

ARÊAS, Vilma. Fernando (talvez) Pessoa. Folha de São Paulo, São Paulo, 4 mar. 1984.

ARÊAS, Vilma. Outros Carnavais. Folha de São Paulo, São Paulo, 4 mar. 1984.

ARÊAS, Vilma. O japonês de olhos redondos, de Zulmira Ribeiro Tavares. /Letras. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, n. 76, nov. 1983.

ARÊAS, Vilma. As marcas do real e Aos pés de Matilda, de Modesto Carone. Colóquio/Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 68, Jul. 1982.

ARÊAS, Vilma. O mar tem várias cores, de Ribeiro Fester. In: Colóquio/Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 64, nov. 1981.

ARÊAS, Vilma. A escritura de Clarice Lispector, de Olga de Sá. Colóquio/Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 63, set. 1981.

ARÊAS, Vilma. A saída do primeiro tempo e A greve da rosa, de Renato Pompeu. Colóquio/ Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 61, maio 1981.

ARÊAS, Vilma. Os Lusíadas ou A navegação desventurosa. Revista Camoniana. São Paulo: Centro de Estudos Portugueses da Universidade de São Paulo, 2ª série, vol. III, 1980.

ARÊAS, Vilma. Meu tio Atahualpa, de Paulo de Carvalho-Neto. Colóquio/Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 52, nov. 1979.

ARÊAS, Vilma. Inventário de cicatrizes, de Alex Polari de Alverga. Colóquio/Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 49, maio 1979.

ARÊAS, Vilma. A arte na história. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 25 nov. 1979.

ARÊAS, Vilma. Ave, Clarice, ou o ovário do poema. José - Revista de literatura, crítica e arte. Rio de Janeiro: Editora Fontana, n. 10, jul. 1978.

ARÊAS, Vilma. Que mistérios tem Clarice?. Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 nov. 1977.

ARÊAS, Vilma. A costura do Mar. Suplemento da Tribuna da Imprensa. Rio de janeiro, 28-29 maio 1977.

ARÊAS, Vilma. A linha final ou poluição importada. Manchete, Rio de Janeiro, 22 out. 1977.

ARÊAS, Vilma. Preconceito de cor e a mulata na literatura brasileira, de Teófilo de Queiroz Júnior. Colóquio/Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 34, nov. 1976.

ARÊAS, Vilma. Santa, automóvel e soldado, de Osman Lins. Colóquio/Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 33, set. 1976.

ARÊAS, Vilma. Do Adamastor camoniano a Sala de armas de Nélida Piñon. Colóquio/Letras, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 27, set. 1975.

CONTOS

ARÊAS, Vilma. Dialética dos vampiros. Estudos portugueses e africanos, Campinas, n. 43/44, 2004.

ARÊAS, Vilma. Jogo Contrário. Inimigo Rumor, São Paulo, n. 16, 2004.

ARÊAS, Vilma. Madeixa. Inimigo Rumor, São Paulo, n. 14, 1º sem. 2003.

ARÊAS, Vilma. Anfíbia. Metamorfoses, Lisboa, v . 1, 2001.

ARÊAS, Vilma. Cromo e Dudu. Estudos portugueses e africanos, Campinas, n.35, jan/jun 2000.

ARÊAS, Vilma. Praia. Ficções, São Paulo, n. 3, 1999.

ARÊAS, Vilma. Boquinha. Novos Estudos – Cebrap, São Paulo, n. 52, nov. 1998.

ARÊAS, Vilma. Recuerdo de Bertoldo. Des nouvelles de Brésil. Paris: Editions Métailié, 1998.

ARÊAS, Vilma. Solo. Praga, estudos marxistas 6. São Paulo: Editora Hucitec, 1998.

ARÊAS, Vilma. Passaro.doc. Remate de Males. Campinas, n. 16, 1996.

ARÊAS, Vilma. Gruppo de Famiglia. Lúmen – revista literária, Campinas, set. 1990.

ARÊAS, Vilma. Seda pura. Novos Estudos - Cebrap, n. 12, p. 76, jun. 1985.

ARÊAS, Vilma. Os ratos. Folha de S. Paulo, 18 dez. 1983.

ARÊAS, Vilma. K de Know-how. In: VAN STEEN, Edla (org, seleção e notas). O conto da mulher brasileira . São Paulo: Vertente Editora, 1978.

ENSAIOS E RESENHAS

ANDRADE, Fábio de Souza. Palmilhando Clarice Lispector. Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 out. 2005.

ANDRADE, Graça. Clarice Lispector com a ponta dos dedos, de Vilma Arêas. Scripta. Belo Horizonte: Puc-Minas, v . 10, n. 19, 2º sem. 2006.

NUNES, Benedito. A “via-crucis” da estrela. Folha de S. Paulo, São Paulo, 16 out. 2005, Caderno Mais!.

ALMEIDA, Joel Rosa. Clarice a flor da pele. Jornal da Unicamp, Campinas, 5 a 11 set. 2005.

NINA, Cláudia. Muitas “sujidades” e “luminiscências”. Gazeta Mercantil, São Paulo, 8 jul. 2005.

SILVEIRA, J. F. Sophia. Convergência lusíada, Rio de Janeiro, v . 21, 2005.

ALCIDES, Sérgio. Classicismo Falhado e infalível. Reportagem. Belo Horizonte, Vol. 63, 2004.

BUENO, Alexei. O mar único de Sophia, visual e musical. O Globo, 13 out. 2004.

COELHO, Marcelo. Sophia. Folha de S. Paulo, 29 set. 2004.

FORUZATO, Fábio Dobashi. Sobre o Claro Enigma de Trouxa Frouxa. Scripta. Belo Horizonte: PUC-Minas, v . 4, n. 8, 1º sem. 2001.

PARIAGO, Paulo. Letras no microscópio. Correio Braziliense, Brasília, 5 ago. 2001.

DAL FARRA, Maria Lúcia. Nadinhas - Instantâneos narrativos de Vilma Arêas. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 out. 2000, Jornal de Resenhas.

WALDMAN, Berta. Resenha de Trouxa Frouxa, de Vilma Sant’Anna Arêas. O Estado de São Paulo, 29 jul. 2000.

TEZZA, Cristóvão. Limites de uma poética mínima. Folha de S. Paulo, São Paulo, 9 jul. 2000, Caderno Mais!.

OLIVEIRA, Francisco de. Trouxa Frouxa (Apresentação do livro). São Paulo: Companhia das Letras, 2000. SÁ, Nelson de. O palco da memória. Folha de S. Paulo, São Paulo, 6 jul. 1997.

WALDMAN, Berta. Notícias, citações e amarguras são a matéria de Vilma Arêas (entrevista com Vilma Arêas). Jornal Correio Popular, Campinas, 25 maio 1992.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Como Citar

DANTAS, G. Publicações. Remate de Males, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 323–332, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636050. Acesso em: 3 dez. 2022.