Pier Paolo Pasolini e Murilo Mendes e a religião de seus tempos

Autores

  • Vinícius Nicastro Honesko Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/remate.v32i1.8636212

Palavras-chave:

Imagem. Princípio ético. Abjoia.

Resumo

Através da análise da imagem da mão, em um mural pintado por Diego Rivera no Palácio de Belas Artes do México, o presente ensaio procura demonstrar como dois poetas heterogêneos, Murilo Mendes e Pier Paolo Pàsolini, são movidos pelo mesmo princípio ético. Diante da penumbra do tempo no qual vivem, um mundo agônico, procuram por uma posição poética que seja ainda uma forma de resistência e, embora em agonia, encontram a alegria de viver: abgioia. A releitura dos tempos em que vivem é, por consequência, o modo de viverem eticamente suas vidas.

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Biografia do Autor

Vinícius Nicastro Honesko, Universidade Federal do Paraná

Entre 2013 e 2015 desenvolveu estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

2012-09-27

Como Citar

HONESKO, V. N. Pier Paolo Pasolini e Murilo Mendes e a religião de seus tempos. Remate de Males, Campinas, SP, v. 32, n. 1, p. 67–80, 2012. DOI: 10.20396/remate.v32i1.8636212. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636212. Acesso em: 20 jan. 2022.