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Murilo Mendes, crítico de arte
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Palavras-chave

Murilo Mendes. Plastic arts.

Como Citar

MAMMÌ, Lorenzo. Murilo Mendes, crítico de arte. Remate de Males, Campinas, SP, v. 32, n. 1, p. 81–93, 2012. DOI: 10.20396/remate.v32i1.8636213. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636213. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O interesse de Murilo Mendes pelas artes plásticas remonta à década de 1920, mas adquire maior espessura na década de 1940 e se desenvolve plenamente mais tarde, durante sua estada na Itália. Aqui, o ambiente de que se aproxima é o das correntes abstracionistas romanas (como os grupos Forma e Origine), que têm como referência, entre os artistas italianos da geração anterior, Alberto Magnelli e Gino Severini. Entre os críticos que apoiaram esses movimentos, os mais importantes foram Lionello Venturi e Giulio Carlo Argan. Um cotejo dos textos de L’occhio del poeta de Mendes com Salvezza e Caduta dell’ Arte Moderna, seleção de ensaios escritos por Argan nos mesmos anos, demonstra uma relação estreita entre os dois críticos, tanto na escolha das obras, quanto na argumentação.

https://doi.org/10.20396/remate.v32i1.8636213
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Referências

ARGAN, Giulio Carlo. (1964). Salvezza e caduta nell’arte moderna. Milano: Il Saggiatore. Forma 1. Mensile di Arti Figurative, Roma 15 mar 1947.

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