Resumo
O artigo avalia a dimensão autobiográfica, bem como o papel da ficcionalização e da construção de um sujeito identitário, no epistolário de Emily Dickinson, especialmente a partir de referências externas, como os ensaios de Ralph Waldo Emerson e David Thoreau. Leitora de ambos, grandes expoentes do ensaísmo norte-americano do séc. XIX, Dickinson buscou traçar nas suas cartas a amigos e familiares uma espécie de personagem de si mesma, esboçando múltiplas identidades fragmentadas que, no todo, compunham contraditoriamente a configuração de um sujeito único, constituído de elementos advindos da estética romântica (a rebeldia anticlerical, as transgressões sociais, a prática da escrita sem regras, o ser enigmático e solitário), em especial aqueles já pensados pelo ensaísmo de Emerson e Thoreau. Tímida e conservadora na conduta de vida, Dickinson procurou exercer a arte do ensaio de forma inteiramente diversa, por meio de suas cartas, único veículo de comunicação com o mundo, já que em vida publicara apenas 10 de seus quase 1800 poemas.
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