Resumo
À medida que o conceito de sistema filosófico perde força na virada do século XX, por deixar de lado a questão da forma, o ensaio assume uma importância central na filosofia, exatamente por entender que é o corpo do ensaio, a sua forma, que determina diretamente o conteúdo expresso no texto. Por permitir uma liberdade que a própria linguagem reivindica, o ensaio é o lugar onde a filosofia se apresenta da maneira mais expressiva, uma vez que a forma assume um papel decisivo, como acontece na poesia. É esse papel decisivo que constitui o estilo, que determina o próprio sentido do que se quer dizer. Trazendo pressupostos da poesia para o ensaio e seguindo, principalmente, o pensamento do filósofo Walter Benjamin, além de Adorno e Lúcaks, esse artigo pretende expor o que faz do ensaio o terreno privilegiado à apresentação do pensamento e de que maneira o estilo não pode ser deixado de lado na escrita filosófica.
Referências
BENJAMIN, Walter. Passagens. Org. BOLLE, Willi. Trad. ARON, Irene e MOURÃO, Cleonice P. B. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2006.
BENJAMIN, Walter. Paris, Capital du XIXe Siècle, le Livre des Passages. Trad: J.Lacoste. Paris, Cerf, 2002.
BENJAMIN, Walter. Correspondance. Trad: G.Petitdemange. Paris, Aubier-Montaigne, 1989.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad: S.P.Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1985.
ADORNO, Theodor. Notas de literatura I. São Paulo, Ed. 34, 2006.
ADORNO, Theodor. Sur Walter Benjamin. Frankfurt am Main, Allia, 1999.
GAGNEBIN, J.M. Walter Benjamin, os cacos da história. São Paulo, Brasiliense, 1982.
LUKÁCS, Georg. “A propos de l’essence et de la forme de l’essai: une lettre à Leo Popper.” In: L’Ame et les formes. Trad: Haarscher.G., Paris, Gallimard, 1974.
MERQUIOR, José Guilherme. Arte e Sociedade em Marcuse, Adorno e Benjamin. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1969.
PROUST, Françoise. “La Tâche du Critique”. In: Walter Benjamin: Ästhetik und Geschichtsphilosophie, Gérard Raulet e Uwe Steiner (Org.), Bern, Peter Lang, 1998.
SCHOLEM, Gershom. Los nombres secretos de Walter Benjamin. Trad: R. Ibarlucía & M. García-Baró. Madrid, Minima Trotta, 2004.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Leituras de Walter Benjamin. São Paulo. Annablume. 2007.
WITTE, Bernd. Walter Benjamin, Une biographie. Trad: A. Bernold. Paris, Éditions du Cerf, 1988.
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.