Resumo
Uma das conclusões dessa pesquisa é a relação próxima entre Aluisio Azevedo e a imprensa, não apenas no que se refere à escrita de romances, mas também aos temas populares da mídia. A melhor compreensão os romances Mistério da Tijuca e Casa de Pensão é proporcionada pelo estabelecimento de similaridades entre eles. Ao comparar os dois romances, torna-se claro que as diferenças entre eles não são substanciais, apesar das diferentes opiniões de Azevedo sobre cada um. Por essa razão, é possível notar uma tensão permanente entre a intenção do autor e a real construção das obras.Referências
AZEVEDO, Aluísio. Mistério da Tijuca. Rio de Janeiro: Tipografia da Folha Nova, s.d.
AZEVEDO, Aluísio. Casa de pensão. São Paulo: Livraria Martins, 1957.
AZEVEDO, Aluísio. O touro negro. São Paulo: Livraria Martins, 1961.
A.F.R.J. O assassinato de João Capistrano da Cunha. Rio de Janeiro: Tipografia de Juvêncio Thomaz de Aquino. 1876.
ARARIPE JUNIOR, Tristão de Alencar. Obra crítica de Araripe Junior. Volume II (1888-1894). Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Casa de Rui Barbosa, 1960.
CAUFIELD, Sueann. Em defesa da honra. Moralidade, modernidade e nação no Rio de Janeiro (1918-1940). Campinas: Editora da Unicamp, Centro de Pesquisa em História Social da Cultura, 2000
ESTEVES, Marta de Abreu. Meninas perdidas. Os populares e o cotidiano do amor no Rio de Janeiro da Belle Époque. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
GRANDO, Marizete Liamar. Processo de produção ficcional do romance Casa de Pensão. Dissertação de mestrado. São Paulo: USP, 2004.
MARQUES JÚNIOR, Milton. Da ilha de São Luís aos refolhos de Botafogo. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2000.
MARTÍNEZ-ALIER, Verena. “Elopement and seduction in nineteenth-century Cuba”. In Past and Present, 55 (1972).
MENEZES, Raimundo de. Aluísio Azevedo. Uma vida de romance. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1957.
MÉRIAN, Jean-Yves. Aluísio Azevedo. Vida e obra (1857-1913). Rio de Janeiro: Espaço e Tempo Banco Sudameris; Brasília: INL, 1988.
MEYER, Marlyse. Folhetim. Uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
PORTO, Ana Gomes. Crime em letra de forma. Sangue, gatunagem e um estranho esqueleto na imprensa do prelúdio republicano. Dissertação de mestrado. Campinas: Unicamp, 2003.
SILVA, Ana Cláudia Suriani. Quincas Borba: folhetim e livro. Thesis submitted in partial of the requirements for the degree of DPhil in Portuguese in the Faculty of Medieval and Modern Languages. Oxford: University of Oxford, 2007.
WEEKS, Jeffrey. Sex, politics and society: the regulation of sexuality since 1800. Londres: Longman, 1989
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.