Banner Portal
Até tu, Pet, ou Rita no Pomar e a arte de (des)pentear cachorros
PDF

Palavras-chave

Teoria Literária. Crítica literária. Arquivos.

Como Citar

PAZ, Ravel. Até tu, Pet, ou Rita no Pomar e a arte de (des)pentear cachorros. Remate de Males, Campinas, SP, v. 29, n. 2, p. 333–342, 2009. DOI: 10.20396/remate.v29i2.8636283. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636283. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O trabalho consiste em uma leitura do romance de estreia do escritor paraibano Rinaldo de Fernandes, Rita no Pomar. Dialogando com o posfácio de Silviano Santiago para o livro, buscamos compreender o papel exercido, nos sentidos do texto, pelos dois principais registros narrativos que o compõem, sobretudo o mais frequente deles: a narração pela protagonista de suas agruras passadas e presentes ao cachorro Pet. A nosso ver, é nos efeitos sutilmente instaurados por essa estratégia enunciativa que a história de Rita revela sua riqueza formal, psicológica e antropossociológica, ultrapassando e desconstruindo os padrões das narrativas de suspense, às quais muito se assemelha, e colocando em xeque o sistema de culpabilidade jurídico-psicológica que se localiza na base não só dessas narrativas como da sociedade moderna, ou mesmo, quem sabe, da dita sociabilidade humana. Finalmente, no outro extremo dessa operação desconstrutora, que também passa pela indicação do lugar de Rita na semicultura (Adorno) contemporânea, localizamos um sutil sopro libertário, que nos sugere uma aproximação entre os anseios corrompidos da personagem e certa filosofia helenística.

https://doi.org/10.20396/remate.v29i2.8636283
PDF

Referências

ADORNO, T.-W. Teoria da semicultura. Trad. de Newton Ramos de Oliveira, Bruno Pucci e Cláudia B. M. de Abreu. Revista Educação e Sociedade, n. 56, dez. 1996, p. 388-411.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. de Maria E. G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx. Trad. de Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

FERNANDES, Rinaldo de. Rita no Pomar. Rio de Janeiro, 7Letras, 2008.

FERNANDES, Rinaldo de. (Org.) Capitu mandou flores. Contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte. São Paulo, Geração Editorial, 2008a.

LONDON, Jack. O apelo da selva. Trad. de Rui Guedes da Silva. São Paulo: Círculo do Livro, 1995.

MOUSINHO , Luiz Antonio. Na conta da dor do mundo: a feroz paisagem interiorizada de Rita no Pomar. In: http://www.7letras.com.br/detalhe_livro/?id=67. Acesso em 01 de abril de 2009.

SANTIAGO, Silviano. A arte do penteado. In: FERNANDES, Rinaldo de. Rita no Pomar. Rio de Janeiro, 7Letras, 2008. p. 97-103.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.