Banner Portal
Fronteiras, deslocamentos, fluxos: quando a ficção questiona o estatuto da ficção
PDF

Palavras-chave

Teoria Literária. Crítica literária.

Como Citar

FUX, Jacques; MOREIRA, Maria Elisa. Fronteiras, deslocamentos, fluxos: quando a ficção questiona o estatuto da ficção. Remate de Males, Campinas, SP, v. 28, n. 2, p. 197–210, 2010. DOI: 10.20396/remate.v28i2.8636301. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636301. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo problematiza as relações entre ficção e teoria a partir de uma reflexão sobre as obras de escritores cujos textos são híbridos às vezes impossíveis de classificar entre os dois gêneros. Tendo como ponto de partida as obras de Italo Calvino, Georges Perec, Jorge Luis Borges e Ricardo Piglia buscamos observar como a opção narrativa destes escritores enfrenta a própria distinção entre ficção e teoria, contribuindo para um alargamento dos limites e uma transposição das fronteiras entre eles. Estes autores colocam em questão os paradigmas tradicionais da ciência como única forma válida de produção de conhecimento e abrem espaços para a produção de outros saberes narrativos, quando tomam a própria ficção para questionar seu estatuto e atravessam assim as fronteiras da teoria.
https://doi.org/10.20396/remate.v28i2.8636301
PDF

Referências

ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2006. p. 15-45.

BHABHA, Homi K. Locais da cultura. In: O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007a. p. 19-42.

BHABHA, Homi K. O compromisso com a teoria. In: O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007b. p. 43-69.

BORGES, Jorge Luis. Funes, o memorioso. In: Obras Completas. V . 1, 1923 -1949. São Paulo: Globo, 2004. p. 539-546.

BORGES, Jorge Luis. Kafka e seus precursores. In: Obras Completas. V.2,1952 -1972. São Paulo: Globo, 2005. p. 96-98.]

BORGES, Jorge Luis. A memória de Shakespeare. In: Obras Completas.V.3,1975-1985. São Paulo:Globo, 2006. p.444-451.

CALVINO, Italo. O castelo dos destinos cruzados. São Paulo: Cia. das Letras, 1994.

CALVINO, Italo. O mundo é uma alcachofra. In: Por que ler os clássicos. São Paulo: Cia. das Letras, 1995b. p.205-207.

CALVINO, Italo. Jorge Luis Borges. In: Por que ler os clássicos. São Paulo: Cia. das Letras, 1995c. p.246-253.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. 2. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1995d.

CALVINO, Italo. A palavra escrita e a não-escrita. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996. p. 139-147.

CALVINO, Italo. Se um viajante numa noite de inverno. São Paulo: Cia. das Letras, 1999a.

CALVINO, Italo. “O cavaleiro inexistente”. In: Os nossos antepassados. São Paulo: Cia. das Letras, 1999b. p. 365-488.

CALVINO, Italo. Risposte a 9 domande sul romanzo. In: Mondo scritto e mondo non scritto. Milano: Mondadori, 2002a. p. 26-35.

CALVINO, Italo. Per chi si scrive? (Lo scaffale ipotetico). In: Una pietra sopra: discorsi di letteratura e società. Milano: Mondadori, 2002b. p. 193-198.

CHAVES, Maria Lúcia de Resende. A face vazia dos discursos: ciência, arte, filosofia e ficção na estética contemporânea precisada na obra de Italo Calvino. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

CHAVES, Maria Lúcia de Resende. Que história aguarda, lá embaixo, seu fim?... Uma leitura de Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino. Belo Horizonte: Ed. UFMG/POSLIT, 2001a.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou: (A seguir). Trad. Fábio Landa. São Paulo: UNESP , 2002.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaios de Antropologia Simétrica. São Paulo: Ed. 34, 1994.

MIRANDA, Wander Melo. Italo Calvino ou a ficção como ensaio. In: ANAIS do 2° Congresso ABRALIC. V . 1. Belo Horizonte: ABRALIC, 1991. p. 535-541.

OULIPO. La littérature potentielle. França: Folio essais, 1988.

OULIPO. Atlas de littérature potentielle. França: Folio essais, 1988.

OULIPO. Abregé de littérature potentielle. França: Folio essais, 2002.

OULIPO. Pratiques oulipiennes. França: Folio essais, 2004.

OULIPO. Piéces detachées. França: Folio essais, 2007.

PEREC, Georges. La disparition. Paris: Denoel,1969a.

PEREC, Georges. As coisas. São Paulo: Nova Crítica, 1969b.

PEREC, Georges. Um homem que dorme. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

PEREC, Georges. A vida modo de usar. Barcarena: Presença, 1989a.

PEREC, Georges. 53 Jours. Paris: Gallimard, 1989b.

PEREC, Georges. W ou a memória da infância. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

PEREC, Georges. Espèces d’espaces. París: Galilée, 2000.

PEREC, Georges. Pensar/Clasificar. 2. ed. Barcelona: Gedisa, 2001.

PEREC, Georges. A coleção particular. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2005.

PIGLIA, Ricardo. Memória y tradición. In: ANAIS DO CONGRESSO ABRALIC, 2, 1991. Belo Horizonte: ABRALIC, 1991. v.1, p. 60-66.

PIGLIA, Ricardo. O laboratório do escritor. São Paulo: Iluminuras, 1994.

PIGLIA, Ricardo. Ficção e teoria: o escritor enquanto crítico. Travessia Revista de Literatura. Florianópolis, n. 33, ago./ dez. 1996, p. 47-59.

PIGLIA, Ricardo. Crítica y ficción. Barcelona: Anagrama, 2001.

PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.

PINO, Cláudia Amigo. A ficção da escrita. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

RUTHERFORD, Jonathan. O terceiro espaço. Uma entrevista com Homi Bhabha. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 24, 1996, p. 34-41.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003.

SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org.) Conhecimento prudente para uma vida decente: ‘Um discurso sobre as ciências’ revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.

SOUZA, Eneida Maria de. O não-lugar da literatura. Ipotesi, Juiz de Fora, v . 3, n. 2, p.11-18, 1999.

SOUZA, Eneida Maria de. Saberes narrativos. Semear, n. 7, 2002. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2006.

STENGERS, Isabelle. A invenção das ciências modernas. São Paulo: Ed. 34, 2002.

WAUGH, Patrícia. Metafiction: the theory and practice of self-conscious fiction. London; New York: Methuen, 1984.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.