Do "viver" e do "morrer" nos estudos literários: Gayatri Spivak e a morte da literatura comparada como Aufhebung

Autores

  • Nabil Araújo Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/remate.v35i1.8641507

Palavras-chave:

Literatura comparada. Aufhebung. “Morte” nos estudos literários

Resumo

Revisitando, dez anos depois de seu polêmico lançamento nos EUA, o influente Death of a discipline (2003) de Gayatri Chakravorty Spivak, este texto, ao revelar de que forma a referida morte disciplinar se estabelece, na verdade, como uma Aufhebung (Hegel) disciplinar, busca contribuir para uma anatomia da “morte” nos Estudos Literários.

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Biografia do Autor

Nabil Araújo, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professor adjunto de Teoria da Literatura na UERJ. Organizou o volume A crítica literária e a função da teoria: uma reflexão em quatro tempos (FALE/UFMG, 2015, no prelo). Suas publicações no campo dos Estudos Literários incluem capítulos de livros e diversos artigos em periódicos acadêmicos de destaque. Seu projeto “Ensino de literatura e desenvolvimento da competência crítica: uma ‘terceira via’ didático-pedagógica” foi premiado pela Fundação Carlos Chagas como a melhor experiência educativa inovadora realizada por docente de Licenciatura em 2014.

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Publicado

2015-04-22

Como Citar

ARAÚJO, N. Do "viver" e do "morrer" nos estudos literários: Gayatri Spivak e a morte da literatura comparada como Aufhebung. Remate de Males, Campinas, SP, v. 35, n. 1, p. 83–100, 2015. DOI: 10.20396/remate.v35i1.8641507. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8641507. Acesso em: 5 dez. 2021.