Banner Portal
O ‘trabalho dobrado do livro: sobre o jornal Dobrabil, de Glauco Mattoso
PDF

Palavras-chave

Ideia do livro. Jornal. Artesanato poético.

Como Citar

SCUDELLER, Gustavo. O ‘trabalho dobrado do livro: sobre o jornal Dobrabil, de Glauco Mattoso. Remate de Males, Campinas, SP, v. 37, n. 1, p. 137–158, 2017. DOI: 10.20396/remate.v37i1.8647524. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8647524. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Entre 1977 e 1981, Glauco Mattoso (codinome literário de Pedro José Ferreira da Silva) levou a cabo uma das mais inusitadas experiências com a poesia e a prosa visuais já realizadas na literatura brasileira, ao escrever e distribuir, via correio, o seu Jornal Dobrabil. Inicialmente concebidos para serem lidos numa só folha de papel A4, batida à máquina em frente e verso, xerocopiada e dobrada ao meio, com tiragem e ordem irregulares, os fascículos do jornal foram reunidos pela primeira vez em livro ainda em 1981, e reeditados, em 2001, pela Editora Iluminuras. Essa passagem do jornal ao livro conjunta e inversamente à passagem do artesanato poético para a edição impressa na obra de Glauco Mattoso é a questão que mais imediatamente nos interessa aqui. Partindo da hipótese de que, sendo uma espécie de work in progress, o jornal já presumiria em sua concepção geral uma ideia de livro, procuraremos demonstrar como essa ideia remonta a uma tradição moderna de reflexão poética sobre as relações entre o livro e a imprensa e como essa tradição funda a própria ideia de jornal no panfleto poético-literário de Glauco. Neste caso, privilegiaremos a linhagem franco-brasileira dessa tradição, da qual Mallarmé, na França, e Haroldo de Campos, um dos maiores divulgadores de sua obra no Brasil, são dois nomes cruciais.
https://doi.org/10.20396/remate.v37i1.8647524
PDF

Referências

BAYARD, Pierre. Como falar dos livros que não lemos? Trad. Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

CAMPOS, H. Depoimentos de oficina. São Paulo: Unimarco, 2002.

CAMPOS, H. Galáxias. 2ª edição revista; organização de Trajano Vieira. São Paulo: Ed. 34, 2004.

CAMPOS, H. Do epos ao epifânico (gênese e elaboração das Galáxias). In: CAMPOS, H. Metalinguagem & outras metas: ensaios de teoria e crítica literária. São Paulo: Perspectiva, 2006.

DERRIDA, J. Papel-máquina. Tradução de Evando Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.

DERRIDA, J. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2006.

MALLARMÉ, S. Divagações. Tradução e apresentação de Fernando Scheibe. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010.

MATTOSO, G. Jornal Dobrabil. São Paulo: Iluminuras, 2001.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.