Resumo
Este artigo propõe debruçar-se sobre o diário do artista argentino Gustavo Cochet, escrito em dois momentos: durante aos anos da Guerra Civil Espanhola e em seu retorno à Argentina, em 1940. A discussão pretende analisar a estruturação textual do diário e suas relações entre texto e imagem a partir da ideia de que essa produção de Cochet constitui-se como uma forma híbrida, configurada entre o testemunho autobiográfico, a reflexão estética de contornos ensaísticos e o aforismo.
Referências
ADORNO, Theodor. O ensaio como forma. In: Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades / Editora 34, 2008, pp. 23-39.
BERARDINELLI, Alfonso. A forma do ensaio e suas dimensões. Remate de Males, Campinas, v. 31, n. 1-2, jan.-dez., 2011, pp. 25-33. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/issue/view/375. Acesso em: 28 jan. 2017.
BLANCO AGUINAGA, Carlos et al. Historia social de la literatura española. Tomos II y III. Madrid: Castalia, 1979.
COCHET, Gustavo. Catálogo Gustavo Cochet. Caprichos. Estampas 1936/1938. Santa Fe: Museo Gustavo Cochet, 2014.
COCHET, Gustavo. Diario de un pintor. Con treinta y siete grabados impresos con el taco original. Buenos aires: Ediciones Conducta, 1941.
COCHET, Gustavo. Qué corage! Funes, Julio de 1936. Água-forte, 19,8 x 14,5 cm.
COCHET, Gustavo. Mis caprichos... Funes, Julio de 1936. Água-forte, 19,6 x 14,5 cm.
COCHET, Gustavo. 19 de julio. Funes, 1936. Água-forte, 14,6 x 19,7 cm.
COCHET, Gustavo. ¡¡Arriba España!! Funes, 1936. Água-forte, 19,8 x 14,7 cm.
GOYA Y LUCIENTES, Francisco José de. Anuncio de venta. Diario de Madrid, 1799, [s.p.]. (Cópia microfilmada)
Goya y Lucientes, Francisco José de. Qué valor! (n. 7). Madri, 1810-1814. Água-forte. 15,5 x 20,6 cm.
Goya y Lucientes, Francisco José de. Y son fieras (n. 5). Madri, 1810-1814. Água-forte, 15,5 x 20,9 cm.
Goya y Lucientes, Francisco José de. Tampoco (n. 39). Madri, 1810-1814. Água-forte, 15,7 x 20,8 cm.
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
KARP LUGO, Laura. Los caprichos de Gustavo Cochet, memorias de la Guerra Civil. Amnis (on ligne), n. 2, 2011. Disponível em: 2011.http://amnis.revues.org/1506. Acesso em: 15 jan. 2017.
Lafuente Ferrari, Enrique. Desastres de la Guerra y dibujos preparatorios. Barcelona: Central Hispano2, 1982.
MACHADO, Antonio. Campos de Castilla. Madrid: Cátedra, 2002.
MACHADO, Antonio; MACHADO, Manuel. Juan de Mairena. In: Obras completas. Madrid: Juventud, 1973, pp. 702-844.
MACHADO, José Pedro. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 5 v. 3a ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1977.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Escolher e/é julgar. Revista Colóquio/Letras, Ensaio, n. 65, jan. 1982, pp. 5-13. Disponível em: http://coloquio.gulbenkian.pt/ bib/sirius.exe/getrec?mfn=2911&_template=singleRecord. Acesso em: 16 jan. 2017.
PRECE, María Eugenia (org.). Gustavo Cochet: Caprichos. Estampas 1936-1938. Santa Fe: Espacio Santafesino Ediciones, 2014[2013].
RICO, Francisco (org.). Historia y crítica de la literatura española. Tomos 7, 8 e 9. Barcelona: Grijalbo, 1981.
Rueda, Manuel de. Instrucción para gravar en cobre. Edición facsímil. Reed. Granada: Universidad de Granada, 1991[1761].
PÉREZ SÁNCHEZ, Alfonso & SAYRE, Eleanor A. Goya y el espíritu de la ilustración. Madrid: Museo del Prado, 1988.
Sánchez, Eleanor A. Goya y el espíritu de la ilustración. Madrid: Museo del Prado, 1988.
STAROBINSKI, Jean. É possível definir o ensaio?. Remate de Males, Campinas, v. 31, n. 1-2, jan.-dez. 2011, pp. 13-24. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ ojs/index.php/remate/issue/view/375. Acesso em: 28 jan. 2017.
TUÑON DE LARA, Manuel. La España del siglo XX. 3 v. Barcelona: Laia, 1974.
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.