Resumo
Hamlet, de William Shakespeare, é uma obra que provoca constantes revisões e interpretações. No que se refere ao cinema, diversas produções adaptaram ou fizeram referência à peça do dramaturgo inglês. O artigo se concentra nas possibilidades de exploração filosófica e política da obra no campo do cinema, ressaltando principalmente duas adaptações: Hamlet, dirigido por Laurence Olivier em 1948 e Hamlet de William Shakespeare, dirigido por Kenneth Branagh em 1996. A partir da exploração das adaptações de Hamlet, é possível traçar um panorama não apenas das possibilidades de releitura para essa obra específica, mas também para o significado da figura do dramaturgo inglês para a cultura em geral, expondo as sucessivas interpretações e ressignificações de obras e personagens shakespearianos.
Referências
BLOOM, Harold. Shakespeare: a invenção do humano. Trad. José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 18ª ed. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Trad. Walderedo Ismael de Oliveira. Rio de Janeiro: Imago, 2001.
HALLIDAY, Frank Ernest. Shakespeare. Trad. Bárbara Heliodora. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
HELIODORA, Bárbara. Falando de Shakespeare. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
HELIODORA, Bárbara. O homem político em Shakespeare. Rio de Janeiro: Editora Agir, 2005.
HOLDEN, Anthony. Shakespeare. Trad. Beatriz Horta. Rio de Janeiro / São Paulo: Ediouro, 2003.
JACKSON, Russel. Shakespeare and the Cinema. In: GRAZIA, Margreta de & WELLS, Stanley (ed.). The Cambridge Companion to Shakespeare. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, pp. 217-233.
SHAKESPEARE, William. Complete Works. London: Wordsworth, 2007.
SHAKESPEARE, William. Hamlet. Trad. Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 1997.
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.