Me segura

Autores

  • Franklin Alves Dassie Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/remate.v37i1.8649240

Palavras-chave:

Livro. Montagem. Leitura.

Resumo

Nesse ensaio proponho uma leitura livros em que o processo de montagem/feitura é um dos elementos fundamentais para a compreensão de suas respectivas poéticas. Em um primeiro momento, analiso a imagem do “sol quadrado” em Grapefruit de Yoko Ono. A partir dessa imagem, mas em outro contexto, aproximo esse livro de Me segura que eu vou dar um troço de Waly Salomão. Em ambos os casos, penso como esses dois livros, através mesmo do processo de montagem/feitura, solicitam a participação do leitor/a. Para isso, dialogo com Michel Melot, Roland Barthes, a prática artística de Hélio Oiticica, a cinematográfica de Jean-Luc Godard e, sobretudo, com as reflexões de Charles Baudelaire na introdução de Pequenos poemas em prosa. Imagino, assim, a ideia de lançamento como um gesto coletivo em que autor/a e leitora se lançam na criação de experiências mais comunais.

 

Palavras-chave: livro, montagem, leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franklin Alves Dassie, Universidade Federal Fluminense

É professor Adjunto de Teoria da Literatura na UFF. Possui graduação em Português/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (2004), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Doutorado em Literatura Comparada (2011) na mesma universidade. É também pesquisador do Grupo de Pesquisa "Relações entre Literatura, Filosofia e Psicanálise na contemporaneidade" (LIFIPs), atuando principalmente com as relações entre poesia, experiência da doença, espaço e figuração da subjetividade e, atualmente, nas relações entre poesia, teatro, cinema e política. Publicou, dentro da coleção Ciranda de Poesia, da Editora UERJ, o volume dedicado à obra de Sebastião Uchoa Leite. 

Referências

BARTHES, Roland. Literatura descontínuo. In: BARTHES, Roland. Crítica e verdade. 3ª ed. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003a, pp. 111-124.

BARTHES, Roland. Medusa. In: Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003b, pp. 139-140.

BARTHES, Roland. Brecht e o discurso: contribuição para o estudo da discursividade. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. 2ª ed. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BAUDELAIRE, Charles. Pequenos poemas em prosa. Trad. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. In: BAUDELAIRE, Charles. Poesia e prosa. Rio De Janeiro: Nova Aguilar, 1995, pp. 277-278.

BENJAMIN, Walter. O flâneur. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Carlos Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996, pp. 33-55.

BOURRIAUD, Nicolas. Yoko Ono e a energia pacífica. In: Yoko Ono: uma retrospectiva. Catálogo da exposição organizada pelo Astrup Fearnley Museum of Modern Art. Curadores: Gunnar B. Kvaran, Grete Arbu, Hanne Beate Ueland. São Paulo: CCBB, 2008, pp. 57-63.

CANDIDO, Antonio (1972). A literatura brasileira em 1972. Revista lberoamericana, Pittsburgh, v. XL 1 II, nº 98-99, jan.-jun. 1977, pp. 5-16.

GODARD, Jean-Luc. Introdução a uma verdadeira história do cinema. Trad. Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

HOUAISS. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.

KVARAN, Gunnar B. Memórias horizontais. In: Yoko Ono: uma retrospectiva. Catálogo da exposição organizada pelo Astrup Fearnley Museum of Modern Art. Curadores: Gunnar B. Kvaran, Grete Arbu, Hanne Beate Ueland. São Paulo: CCBB, 2008, pp. 54-57.

MACCABE, Colin. A Certain Tendency of French Film Production. Trad. Franklin Alves Dassie. In: MACCABE, Colin. Godard: a portrait of the artista at 70. London: Bloomsbury, 2004, pp. 97-178.

MANGUEL, Alberto. A última página. In: MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. 2ª ed. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, pp. 14-28.

MELOT, Michel. Livro. Trad. Marisa Midori Daecto, Valéria Guimarães. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

NETO, Torquato. Material para divulgação. In: DUARTE, Ana Maria Silva de Araújo & SALOMÃO, Waly (orgs.). Os últimos dias de Paupéria. 2ª ed., ver. e ampl. São Paulo: Max Limonad, pp. 117-118.

OITICICA, Hélio. HO (Entrevista a Ivan Cardoso). In: FILHO, Cesar Oiticica (org.). Hélio Oiticica. Encontros. Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial, 2009, pp. 226-243.

OITICICA, Hélio. Experimentar o experimental. In: FILHO, Cesar Oiticica (Org.). Hélio Oiticica: museu é o mundo. Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial, 2011, pp. 154-158.

ONO, Yoko. Grapefruit: a book of instruction and drawings. New York: Simon & Schuster, 2000.

POE, Edgar Allan. O homem da multidão. In: POE, Edgar Allan. Histórias extraordinárias. Seleção, tradução e apresentação de José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, pp. 258-267.

SALOMÃO, Waly. Me segura que eu vou dar um troço. Rio De Janeiro: José Alvaro Editor, 1972.

SALOMÃO, Waly. Contradiscurso: do cultivo de uma dicção da diferença. In: SALOMÃO, Waly. Armarinho de miudezas. Edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Rocco, 2005, pp. 131-147.

SONTAG, Susan. Godard. In: SONTAG, Susan. A vontade radical. Trad. José Roberto Martins Filho. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, pp. 143-182.

Downloads

Publicado

2017-08-28

Como Citar

DASSIE, F. A. Me segura. Remate de Males, Campinas, SP, v. 37, n. 1, p. 117–136, 2017. DOI: 10.20396/remate.v37i1.8649240. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8649240. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

2. Entre o fragmento e o livro, a prosa e a poesia