Banner Portal
Apresentação
PDF

Palavras-chave

Ensaio. Diálogo. Crítica literária.

Como Citar

OLMOS, Ana Cecilia. Apresentação. Remate de Males, Campinas, SP, v. 37, n. 2, p. 519–522, 2018. DOI: 10.20396/remate.v37i2.8651216. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8651216. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Desde a sua origem moderna – a instigante aventura de Montaigne –, o ensaio habilita um espaço discursivo de caráter experimental no qual o sujeito se põe em jogo na deriva de uma escrita provisional, assistemática e descontínua, que prescinde do direcionamento do plano prévio e das certezas conclusivas. Essa disposição experimental liberta o ensaio das grades classificatórias dos gêneros literários e dos saberes disciplinares, propiciando a configuração de textualidades de fronteiras permeáveis que corroem as convenções discursivas. Se na atualidade o domínio da literatura perdeu a nitidez de suas demarcações e se expande em direção de outros discursos e linguagens, colocando em questão a sua especificidade e autonomia, consideramos oportuno revisitar a escrita ensaística como prática de exploração liminar que desestabiliza as formas institucionalizadas da literatura. Esse propósito norteou a organização deste dossiê da revista Remate de Males a qual reúne um conjunto de artigos voltados para o estudo do ensaio e as escritas liminares de diversas literaturas (brasileira, hispano-americana, inglesa, alemã, francesa, espanhola, canadense) e épocas (do século XVIII à atualidade). Essa linha de indagação projeta-se, ainda, em alguns dos artigos avulsos, em duas resenhas e em uma entrevista que completam o volume. 

https://doi.org/10.20396/remate.v37i2.8651216
PDF

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.