"Harmonias do inferno": Baudelaire e a crise do paradigma musical

  • Eduardo Veras Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Palavras-chave: Poesia, Música, Antolirismo

Resumo

Este artigo propõe uma análise da relação problemática que a poesia de Baudelaire estabelece com a música. Pretendemos mostrar como o poeta dramatiza a desestruturação da linguagem poética tradicional pela adesão a uma retórica da desarmonia, da dissonância e do baraulho, sem contudo se render à completa falência do poético. Nesse sendito, a presença do barulho no seio de uma poética nostálgica da harmonia se dá como elemento de tensão oximórica muito mais que como saída definitiva do universo da poesia, regida, até o início do século XX, pelo paradigma musical do lirismo.

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Biografia do Autor

Eduardo Veras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Letras (português-francês), mestrado em Literatura Brasileira (2009) e doutorado em Literatura Comparada (2013) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cursou estágios de doutorado CAPES-PDEE (2010-2011) e pós-doutorado FAPESP-BEPE (2015) no "Centre de Recherche sur la Littérature Française du XIXe Siècle", da Université Paris-Sorbonne (Paris IV), sob a supervisão do professor Dr. André Guyaux. Realizou pesquisa e estágio de pós-doutorado em Teoria Literária junto ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com supervisão do professor Dr. Marcos Siscar e apoio da FAPESP (2014-2017). Atualmente é professor adjunto (DE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), localizada em Uberaba-MG. Dedica-se principalmente ao estudo da poesia moderna e contemporânea em contextos francófonos e lusófonos. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado
2019-06-28
Como Citar
Veras, E. (2019). "Harmonias do inferno": Baudelaire e a crise do paradigma musical. Remate De Males, 39(1), 301-320. https://doi.org/10.20396/remate.v39i1.8653546