"Harmonias do inferno"

Baudelaire e a crise do paradigma musical

Palavras-chave: Poesia, Música, Antilirismo.

Resumo

Este artigo propõe uma análise da relação problemática que a poesia de Baudelaire estabelece com a música. Pretendemos mostrar como o poeta dramatiza a desestruturação da linguagem poética tradicional pela adesão a uma retórica da desarmonia, da dissonância e do baraulho, sem contudo se render à completa falência do poético. Nesse sendito, a presença do barulho no seio de uma poética nostálgica da harmonia se dá como elemento de tensão oximórica muito mais que como saída definitiva do universo da poesia, regida, até o início do século XX, pelo paradigma musical do lirismo.

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Biografia do Autor

Eduardo Veras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado
2019-06-28
Como Citar
Veras, E. (2019). "Harmonias do inferno". Remate De Males, 39(1), 301-320. https://doi.org/10.20396/remate.v39i1.8653546