O poeta e a criança: a expressão lítero-visual e o impulso criativo de Lewis Carroll

Palavras-chave: Alice, Lewis Carroll, expressão lítero-visual, poesia, ekphrasis, fotografia.

Resumo

Este artigo propõe uma exploração do contexto de surgimento das narrativas Alice no País das Maravilhas (1865) e Através do espelho e o que Alice encontrou por lá (1871), de Lewis Carroll, apresentando curiosos fatos sobre o autor e seu processo criativo. Ao levantar algumas manifestações que refletem a poética desse artista multifacetado – produtor de poesia, prosa, desenhos, jogos e fotografias –, pretende-se pontuar relações estabelecidas entre palavra e imagem – sobretudo a partir de uma abordagem interdisciplinar, reverberando vozes de autores como Rui de Oliveira (2008), Walter Benjamin (1984), Didi-Huberman (2017), Jacques Lacan (1971), entre outros –. Ao longo do texto, são articuladas leituras cruzadas, a partir dos três poemas de Carroll que acompanham as edições de Alice, uma vez que possibilitam permear as tramas tecidas entre o textual e o visual, o passado e o contemporâneo, a vida e a obra, o poeta e a criança – sua musa inspiradora.

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Biografia do Autor

Larissa Guimarães Averbug, PUC-rio

Doutoranda em Design pelo PPG Design, no Departamento de Artes & Design da PUC-rio; mestre em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRJ, na linha de pesquisa Imagem e Cultura (2013); graduada em Desenho Industrial pela EBA/UFRJ (2009). Atualmente, é designer gráfica concursada na Fundação CECIERJ. Foi sócia e diretora de criação da Lapilli Design. 

Luiza Novaes, PUC-rio

Possui Bacharelado em Comunicação Visual (1976) e em Desenho Industrial (1977) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Licenciatura em Educação Artística (1981) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestrado em Photography and Related Media (1994) pela School of Visual Arts, NY, USA e Doutorado em Design (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora do Quadro Principal do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atuando como professora na graduação e na pós-graduação.

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Publicado
2019-07-11
Como Citar
Averbug, L. G., & Novaes, L. (2019). O poeta e a criança: a expressão lítero-visual e o impulso criativo de Lewis Carroll. Remate De Males, 39(1), 123-148. https://doi.org/10.20396/remate.v39i1.8653969