De la casa al museo portátil: el escritor frente al espejo

Palavras-chave: Museu, escritores, aura

Resumo

O texto a seguir é proposto como uma reflexão sobre a crescente proliferação de museus dedicados aos escritores. Analisa as políticas de exposição nesses museus, a construção da figura do autor, a aura em relação aos objetos expostos. Em contrapartida, um texto de César Aira é levado em conta que narra a visita à casa do Museu de José Lezama Lima como um possível modelo de Museu alternativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Cámara, Universidad de Buenos Aires
Doctor en Letras, Profesor de Literatura Brasileña en la Universidad de Buenos Aires, Profesor de Teoría y Análisis Literario en la Universidad de las Artes, e Investigador Independiente en el Consejo Nacional de Investigaciones Científicas. Su último libro publicado es Resto épicos. Relatos e imágenes en el cambio de época (2017, Livraria, Buenos Aires).

Referências

AIRA, César. Sobre el arte contemporáneo / En la Habana. Buenos Aires: Mondadori, 2016.

AIRA, César . Raymond Roussel la clave unificada. Carta, 2011, pp. 46-49. Disponible en: <http://www.elboomeran.com/nuevo-contenido/304/raymond-roussel-la-clave-unificada/>.

CASA de Carlos Drummond de Andrare [Museu]. [s.d.] Praça do Centenário, n. 137, Centro, Itabira – MG. Disponível em: <https://www.fccda.com.br/casa-de-drummond/>. Acesso em: 10 maio 2019.

LINDOTTE, Fernando. Desenhos Antelo. São Paulo: Nova Letra, 2008.

DUCHAMP, Marcel. Duchamp du signe. Trad. Josep Elías Carlota Hesse. Barcelona: Gustavo Gili, 1979.

LEZAMA LIMA, José. Paradiso. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 1982.

Publicado
2019-07-10
Como Citar
Cámara, M. (2019). De la casa al museo portátil: el escritor frente al espejo. Remate De Males, 39(1), 87-97. https://doi.org/10.20396/remate.v39i1.8654450