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Defesa da autonomia, intenção didática
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Palavras-chave

Machado de Assis
Conto
Engajamento

Como Citar

HERANE, Amanda Rios. Defesa da autonomia, intenção didática: um debate sobre o engajamento no conto “A pianista”, de Machado de Assis. Remate de Males, Campinas, SP, v. 40, n. 1, p. 222–235, 2020. DOI: 10.20396/remate.v40i1.8654535. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8654535. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, propõe-se uma leitura do conto “A pianista”, de Machado de Assis, publicado em 1866 no Jornal das Famílias. Procuramos mostrar que a obra busca incentivar a modernização das relações familiares no Brasil do século XIX, advogando o casamento por escolha dos cônjuges, em contraste com a prática patriarcal do matrimônio estabelecido por arranjo familiar. Nesse sentido, “A pianista” visa a defender mudanças em padrões sociais da época, propondo maior autonomização dos sujeitos, mas algumas dissonâncias do conto indicam os limites dessa defesa.

https://doi.org/10.20396/remate.v40i1.8654535
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Referências

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