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O Hamlet brasileiro de Machado de Assis
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Palavras-chave

Machado de Assis
Shakespeare
Teatro

Como Citar

DIEGO, Marcelo. O Hamlet brasileiro de Machado de Assis. Remate de Males, Campinas, SP, v. 39, n. 2, p. 741–767, 2019. DOI: 10.20396/remate.v39i2.8655531. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8655531. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este ensaio parte de uma provocação em relação à contribuição crítica seminal de Helen Caldwell (com o seu O Otelo brasileiro de Machado de Assis, de 1960), para discutir o diálogo intertextual de Dom Casmurro com o Hamlet de Shakespeare. Para tanto, dá particular atenção à centralidade, no interior do romance e da peça, da figuração do teatro, ou melhor, de processos de encenação; figuração que se dá por meio do desnudamento de uma consciência cênica, de uma forma teatral e de uma visão do mundo como representação. Por fim, sugere que, assim como o resgate da presença de Otelo em Dom Casmurro, então, abriu caminho para que a crítica literária debatesse questões candentes do seu tempo, a recuperação da presença de Hamlet em Dom Casmurro possibilita que a crítica cultural discuta algumas das questões mais prementes dos dias atuais.

https://doi.org/10.20396/remate.v39i2.8655531
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