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Andujar e a captura do corpo
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Palavras-chave

Fotografia
Memória
Xamanismo

Como Citar

CABRAL, Sabrina Alvernaz Silva; MEDEIROS, Sergio Luiz Rodrigues. Andujar e a captura do corpo. Remate de Males, Campinas, SP, v. 40, n. 1, p. 147–164, 2020. DOI: 10.20396/remate.v40i1.8657704. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8657704. Acesso em: 8 out. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o trabalho fotográfico de Claudia Andujar a respeito do povo Yanomami no Brasil. Sua série “Marcados”, imaginada a partir de Gilles Deleuze e Georges Didi-Huberman, busca, pelo enquadramento fotográfico, a definição nos traços, ao mesmo tempo que provoca a (co)presença de temporalidades heterogêneas fazendo confluir reflexões sobre a memória e o anacronismo. Em “Marcados”, números abrem discussão sobre nomeação e relações de poder. A série “O invisível”, por sua vez, abre ocasião para se pensar imageticamente o xamanismo, como entendido por Eduardo Viveiros de Castro. Ao forjar o movimento em uma fotografia estática, Andujar opta por um jogo de luz-sombra que dá a ver a multiplicação dos traços que culmina em uma leitura do transe xamânico pela ótica do pulsante e do desconhecido.

https://doi.org/10.20396/remate.v40i1.8657704
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Referências

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